Diário de Notícias

A visão de Abril pelo traço de um arquiteto do SAAL

-

Dois rostos e as cores da bandeira portuguesa dominam o quinto cartaz da coleção que o DN está a oferecer aos leitores na compra dos jornais de sábado e domingo, celebrando o 25 de Abril de 1974.

O artista do cartaz que amanhã será distribuíd­o gratuitame­nte com o Diário de Notícias é Francisco Pires Keil do Amaral, mais conhecido como Pitum Keil do Amaral, filho da pintora e ilustrador­a portuguesa Maria Keil do Amaral e do arquiteto Francisco Keil do Amaral. A ilustração acabou por não ser uma vertente muito explorada ao longo da sua carreira, tendo seguido mais firmemente as pegadas do pai, formando-se em Arquitetur­a na Escola de Belas-Artes de Lisboa, em 1961.

Quando assina o cartaz que amanha encontrará dentro do Diário de Notícias, o penúltimo da coleção Cartazes de Abril – Armas da Liberdade, Amaral (assim assina o trabalho em 1975) era coordenado­r de uma equipa do Serviço de Apoio Ambulatóri­o Local (SAAL), do Fundo de Fomento da Habitação, para a recuperaçã­o de bairros degradados no concelho de Loures, funções que desempenho­u até 1976.

Além de ter trabalhado na renovação de outros bairros pelo país, integrou também a equipa que em 1978 estudou o plano de salvaguard­a de Castelo Mendo, atualmente uma das aldeias históricas de Portugal.

Seguiu-se um período de seis anos em que foi cooperante em Moçambique e, no regresso, voltou a dedicar-se às questões da habitação, primeiro em Loures e depois em Nelas.

Fora do percurso profission­al, participou como ator em Kilas, o Mau da Fita (1980) e Os Cornos de Cronos (1991), dirigido em ambos pelo realizador José Fonseca e Costa. Antes, no verão de 1969 e no verão de 1970, ao lado dos artistas Lourdes Castro e René Bertholo, participou na fotonovela O Amor Que Purifica.

Na área da ilustração, destaque para os trabalhos que criou para os livros Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma, de Irene Lisboa, e Aqui Havia Uma Casa, de Ilse Losa.

Além do cartaz que amanhã será distribuíd­o com o DN, a coleção fica completa, no domingo, com a oferta de um outro da pintoraVie­ira da Silva.

 ??  ?? Pitum Keil do Amaral, que assina apenas como Amaral, é o autor do cartaz que amanhã é oferecido com o DN (à esquerda). No domingo, a coleção fica completa com o trabalho da pintora Maria Helena Vieira da Silva (em cima).
Pitum Keil do Amaral, que assina apenas como Amaral, é o autor do cartaz que amanhã é oferecido com o DN (à esquerda). No domingo, a coleção fica completa com o trabalho da pintora Maria Helena Vieira da Silva (em cima).
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal