Diário de Notícias

Hamilton vence no Azerbaijão e assume liderança

Piloto inglês triunfou ao beneficiar nas duas últimas voltas de um erro do alemão Vettel e de um furo do colega de equipa Bottas

-

Lewis Hamilton, campeão em título, assumiu ontem a liderança do Mundial da Fórmula 1 ao vencer o Grande Prémio do Azerbeijão, numa corrida onde só a duas voltas do final garantiu o primeiro lugar.

Quem assistiu ao Grande Prémio de Baku dificilmen­te imaginaria o que iria acontecer muito perto do final da corrida. Lewis Hamilton ocupava o terceiro lugar a três voltas do final e nada fazia para arriscar perder essa posição ou mesmo chegar- se aos lugares da frente. Contudo, um acidente que envolveu Max Verstappen e Daniel Ricciardo mudou a história da corrida.

Após o choque entre ambos foi necessária a entrada do safety car em prova. Os dois primeiros classifica­dos, Vettel e Bottas, aproveitar­am para fazer uma paragem nas boxes para mudar de pneus, e quando o alemão se preparava para reentrar na pista e tentar ultrapassa­r Bottas, que tinha assumido a liderança, errou uma travagem e deixou- se ultrapassa­r por Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen.

O britânico subiu ao segundo lugar, mas o melhor estava para chegar. O finlandês Bottas, colega do inglês da Mercedes, estava perto de vencer, mas a duas voltas do final furou um pneu e foi forçado a abandonar. Hamilton acabou então por vencer, à frente de Raikkonen e Sergio Perez, que entretanto já tinha também ultrapassa­do o almeão Sebastien Vettel.

Após a realização dos primeiros Grande Prémios da temporada, o campeão em título Lewis Hamilton, da Mercedes, assumiu a liderança, com 70 pontos, mais quatro que o alemão Sebastian Vettel ( Ferrari) e a 48 de Raikkonen ( Ferrari).

No final da prova, Lewis Hamilton assumiu que a vitória final se deveu a uma questão de sorte. “A vitória deveria ter sido de Valtteri Bottas e Sebastian [ Vettel] também fez um grande trabalho. Eu tive muita sorte, então parece- me um pouco estranho estar nesta posição. No entanto, a equipa fez toda um excelente trabalho para que conseguiss­emos vencer aqui”, confessou. A próxima corrida, o Grande Prémio de Espanha, está agendada para 13 de maio, em Barcelona.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal