Diário de Notícias

JÁ SE CANTA NO PALCO DA ALTICE ARENA. “É UM SENTIMENTO INCRÍVEL”

Cantora de Israel, favorita à vitória do festival em Lisboa, com a final marcada para dia 12, ensaiou ontem pela primeira vez. Assume a diferença e sente- se “honrada” com reação

- L I NA S A NTOS

“Eu sabia que estávamos a fazer qualquer coisa de especial e única, mas não esperava o boom, o amor, sentir o abraço por algo tão diferente do padrão...” Netta Barzilai respondia assim sobre o entusiasmo que tem suscitado a canção Toy que traz à Eurovisão, e que terá de passar a primeira semifinal no dia 8 na Altice Arena, em Lisboa. A concorrent­e israelita lidera, para já, as apostas, diz o Eurovision World.

“É um sentimento incrível. Sei que tenho de trabalhar muito para levar a Eurovisão a Israel 20 anos depois”, assume a cantora de 25 anos, concorrent­e da versão israelita de The Rising Star onde interpreto­u uma versão do tema vencedor de 1978, A- Ba- Ni- Bi, com Izhar Cohen, que promete cantar no próximo encontro com jornalista­s e fãs.

Mostra- se surpreendi­da com o favoritism­o que lhe atribuem na vitória, o que não aconteceu em Israel. Tem uma gargalhada caracterís­tica que ecoa enquanto se diz “envergonha­da” e “honrada”. “Que uma figura como eu, que não se parece com o padrão, pensa e cria fora da caixa” lidere as preferênci­as. “Originalid­ade está escrita na minha bandeira. Sinto- me orgulhosa de ser a favorita, é uma grande mudança.”

Com um macacão em estampado leopardo, mala cor- de- rosa à cintura, passos de dança, sorrisos e muita vontade de namorar com as câmaras, ela foi também a presença mais acarinhada entre eurofãs. Uma hora antes, tinha subido ao palco da Altice Arena, pela primeira vez, para cantar a sua canção. “Estava muito preocupada com a questão técnica”, explicou.

Netta também lidera as preocupaçõ­es com segurança, como se viu na sua primeira conferênci­a de imprensa, ontem. “Afastem as cadeiras por segurança”, pedia um elemento da organizaçã­o antes da chegada.

Pela sala de conferênci­as de imprensa passaram metade dos países que vão atuar na primeira semifinal da Eurovisão. A saber: Azerbaijão, Islândia, Albânia, Bélgica, República Checa, Lituânia, Israel, Bielorrúss­ia, Estónia e Bulgária.

Aisel, a cantora que representa o Azerbaijão, foi a primeira. Os ensaios começaram às 10.00, mostrando uma performanc­e que se quer minimalist­a e dramática. Explicou a sensação de ser ela a abrir os espetáculo­s da Eurovisão 2018. “Ficámos surpreendi­dos, para ser honesta”, respondeu a cantora. É preciso dizer que se sorteia o dia da semifinal, mas também se a atuação acontece na primeira ou na segunda parte do espetáculo. O Azerbaijão ficou na primeira parte e foi a organizaçã­o da Eurovisão que decidiu que seria a cantora a primeira a chegar a casa dos espectador­es. “Nervos, entusiasmo... São muitas emoções, mas boas. Estou a tentar tê- las no sítio certo”, disse Aisel. A canção X My Heart foi gravada em Londres com o produtor que trabalhou com os One Direction e Ellie Goulding.

O primeiro dia ficou também marcado pela ausência do checo Mikolas Josep na conferênci­a. Membros da delegação explicaram que, por precaução, e uma vez que sentia dores nas costas, foi levado ao hospital. O tema pop Lie to Me é um dos mais exigentes fisicament­e do que se viu ontem na Eurovisão.

Quase todas as atuações foram recebidas com aplausos, exceto a Bielorrúss­ia. As rosas que animam a canção Forever de Alekseev suscitaram surpresa e alguns risos na sala de imprensa onde se segue uma emissão interna. Entrevista­do pelo DN, o cantor diz que se trata de um adereço que “tem que ver com a canção, que fala de um bom momento numa relação”. Os ensaios continuam amanhã com as estreias em palco da Macedónia, Croácia, Áustria, Grécia, Finlândia, Arménia, Suíça, Irlanda e Chipre.

 ??  ??
 ??  ?? Netta Barzilai interpreta Toy e a primeira grande prova é passar a semifinal no dia 8, a acontecer na Altice Arena
Netta Barzilai interpreta Toy e a primeira grande prova é passar a semifinal no dia 8, a acontecer na Altice Arena

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal