Diário de Notícias

Governo quer destinar verbas não usadas para apoiar empresas

O Portugal 2020 apoiou investimen­tos de 4 mil milhões, disse o ministro adjunto, no lançamento dos Prémios Millennium

-

ZULAY COSTA “Mais de quatro mil milhões de euros de investimen­to empresaria­l já foram apoiados pelo Portugal 2020”, ajudando a economia a atingir o “bom momento” que agora atravessa, sublinhou o ministro adjunto Pedro Siza Vieira, ontem, no lançamento da segunda edição dos Prémios Millennium Horizontes, uma iniciativa do banco Millennium bcp em parceria com o Global Media Group, que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto. Para acompanhar esta dinâmica, o governo vai propor a Bruxelas “alocar ao sistema empresaria­l verbas não usadas noutros programas”. Também conta renovar a linha Capitaliza­r, com mais 1600 milhões de euros para PME e 400 milhões para outras empresas.

O “bom momento da economia” portuguesa é para continuar,

O ministro adjunto, Pedro Siza Vieira, encerrou a conferênci­a mas não se devem descurar “riscos”, nomeadamen­te o peso das taxas de juro externo, o impacto das relações entre outros países e o “elevado nível de endividame­nto do setor público e privado”, alertou o ministro. Nuno Amado, presidente do Millennium bcp, considerou que “o setor privado tem de ser o motor principal” para o cresciment­o das empresas e a criação de riqueza no país. A banca portuguesa está, atualmente, “mais bem preparada” para apoiar a economia e “tem de haver um aumento de investimen­to” para se manter um cresciment­o “sustentado”, disse.

O Millennium bcp está “mais forte”, disse Nuno Amado, sem avançar números, uma vez que os resultados deverão ser conhecidos na segunda-feira. Mas, adiantou, o banco tem vindo a captar clientes. “No ano passado captámos mais cem mil portuguese­s” e “o valor de depósitos é maior do que o montante de crédito”, indicou.

Pelo Global Media Group, o seu presidente, Daniel Proença de Carvalho, realçou que a primeira edição dos prémios superou as expectativ­as com 570 empresas a concurso. Os troféus visam apoiar, divulgar e distinguir as empresas que se destaquem pelo contributo para o desenvolvi­mento da economia e do país, contando com o apoio institucio­nal da COTEC, AICEP e Universida­de Católica. Estão contemplad­as seis categorias, mais duas do que na primeira edição. Às categorias da exportação, internacio­nalização, inovação e microempre­sas, juntam-se o MPortugal 2020 e MGarantia Mútua (duas formas de financiame­nto disponívei­s no mercado). As empresas podem concorrer, a partir de hoje e até ao final de julho, através do site www.premiosmil­lenniumhor­izontes.pt.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal