Diário de Notícias

Iniesta. Um negócio da China de 81 milhões e mais 36 em vinhos

Internacio­nal espanhol do Barcelona está a estudar proposta milionária do clube treinado pelo português Paulo Bento

-

CONTRATO Andrés Iniesta, 34 anos, está muito perto de dar o sim definitivo à sua transferên­cia no final da época para o Chongqing Dangdai Lifan, clube chinês treinado por Paulo Bento. Os detalhes do acordo que podem tornar o médio do Barcelona o quarto jogador mais bem pago do mundo (só atrás de Messi, Neymar e Ronaldo) foram ontem revelados pelo jornal El Mundo e incluem um pormenor curioso relacionad­o com a comerciali­zação de vinhos.

O Chongqing Dangdai Lifan, emblema presidido por Jiang Lizhang, que é também proprietár­io do Granada, oferece ao internacio­nal espanhol um contrato de três anos a troco de 81 milhões de euros limpos em salários – ou seja, 27 milhões por cada temporada. Além disso, e numa tentativa de ajudar a convencer o médio catalão, o clube compromete-se a comprar ao longo dos três anos de contrato seis milhões de garrafas de vinho da produção de Iniesta. A seis euros cada garrafa, e se o jogador cumprir o vínculo até ao final, falamos de mais 36 milhões de euros. Este era até agora o segredo mais bem guardado deste negócio milionário.

O internacio­nal espanhol, de acordo com o jornal El Mundo, está agradado com as condições que lhe foram propostas, mas quer esperar mais um pouco para dar uma resposta definitiva, até porque tem em mãos um outro convite de um emblema chinês. Certo é que a inclusão no contrato desta cláusula relacionad­a com a comerciali­zação dos seus vinhos agrada ao jogador, que vê esta possibilid­ade como uma forma de expandir a sua marca para o mercado asiático e logo para um país que tem mais de mil milhões de habitantes. A paixão pelos vinhos A história que liga Iniesta aos vinhos remonta a 2010. O pai do jogador tinha uma pequena plantação de dez hectares e o médio espanhol, quando assinou contrato com o Barcelona aos 16 anos, investiu o dinheiro que ganhou numa propriedad­e de 300 hectares em Fuentealbi­lla, na província de Albacete. A sociedade tornou-se um sucesso e a Bodega Iniesta já venceu vários prémios (até internacio­nais) e produz 1,3 milhões de garrafas anualmente.

“Desde pequeno que acompanhei a paixão do meu pai pelas uvas e pelo vinho. Isso faz parte da cultura da minha família e da região onde cresci. Fomentar a economia com este negócio que a cidade tanto merece é algo que quero fazer durante toda a minha vida”, referiu o jogador numa entrevista recente.

O Chongqing Dangdai Lifan é detido em 90% pelo magnata chinês Jiang Lizhang, que além do Granada, da II Liga espanhola, tem ainda uma percentage­m no Parma (Itália) e no Minnesota Timberwolv­es, equipa da NBA. Nesta época contratou Paulo Bento para treinador, que substituiu no cargo o sul-coreano Chang Woe-Ryong. O clube tem três jogadores brasileiro­s – Alan Kardec (ex-Benfica) e os dois Fernandinh­os – e ocupa o oitavo posto na SuperLiga chinesa. N.F.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal