Diário de Notícias

Rolando, herói de Marselha, mostrou caminho para Lyon

Central português salvou equipa francesa no prolongame­nto em Salzburgo. Saga europeia de Wenger acabou com At. Madrid

-

A festa do central português em Salzburgo

BRUNO PIRES Rolando, internacio­nal português do Marselha, entrou ontem na história do clube do sul de França ao qualificar no prolongame­nto, aos 116 minutos, a sua equipa para a final da Liga Europa que vai disputar-se em solo francês, mais propriamen­te em Lyon, a 313 quilómetro­s de Marselha.

O Salzburgo entrou em campo consciente de que tinha de anular o 0-2 da primeira mão e a verdade é que aplicou a mesma receita com que tinha eliminado os favoritos Lazio e Dortmund; velocidade, muita circulação de bola e uma reação à perda de bola notável. Os golos só chegaram no segundo tempo, primeiro pelo maliano Haidara (53’) e depois com um autogolo de Sarr (65’). Até ao final do tempo regulament­ar o Marselha, aqui e ali, ia fazendo pela vida e Thauvin podia até ter evitado o prolongame­nto, mas as melhores oportunida­des foram do Salzburgo.

No prolongame­nto, a pressão austríaca intensific­ou-se, o Marselha passava por momentos de muita aflição até que aos 100 minutos o técnico Rudi Garcia substituiu o médio Samson por Rolando para fortalecer o setor defensivo, talvez a apostar nas grandes penalidade­s. Mas havia de ser o jogador de 32 anos a ter o tal momento de inspiração, ao desviar de pé direito ao segundo poste um canto marcado do lado direito do ataque – isto aos 116 minutos.

O Marselha tem agora a oportunida­de de voltar a vencer uma competição europeia, o que aconteceu em 1992-1993, quando se sagrou campeão europeu com o AC Milan, ainda que esse troféu fosse ensombrado pelas acusações de corrupção do seu presidente Bernard Tapie. O emblema francês disputou ainda mais uma final da antiga Taça dos Campeões (1990/91) e duas da extinta Taça UEFA (1998-99 e 2003-04).

Rolando pode, em Lyon, explicar aos seus colegas o que é ganhar uma Liga Europa, pois tem uma no seu currículo quando bateu, ao

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal