Diário de Notícias

Dos campeões, Maxi era o único que já tinha festejado

O defesa uruguaio tinha ganho três títulos pelo Benfica. O guarda-redes Fabiano, se jogar, também se junta ao lateral direito

-

PLANTEL O futebolist­a uruguaio Maxi Pereira é o único jogador já utilizado do plantel do FC Porto que sabia o que era ser campeão em Portugal, depois de três títulos ao serviço do rival Benfica. Além do lateral, no atual plantel dos dragões que ontem se sagrou campeão nacional, apenas o guarda-redes Fabiano, quarta opção para a baliza e que ainda não foi utilizado, pode repetir um título em Portugal, depois de ter sido campeão em 2012-13, ao jogar 16 minutos ao longo de toda a época.

A nível interno, Maxi Pereira é o jogador dos dragões com melhor palmarés, todo conquistad­o nos oito anos em que esteve ao serviço do Benfica, somando três campeonato­s, uma Taça de Portugal, seis Taças da Liga e uma Supertaça, além de uma Copa América conquistad­a ao serviço do Uruguai.

Contudo, o rei dos títulos no plantel do FC Porto é o guarda-redes espanhol Iker Casillas, que se sagrou ontem pela primeira vez campeão em Portugal, depois de muitos anos no Real Madrid. Ao serviços dos merengues, o guardião conquistou cinco ligas espanholas, duas Taças do Rei, duas Supertaças espanholas, três Ligas dos Campeões, duas Supertaças Europeias, uma Taça Interconti­nental e um Mundial de Clubes, sendo ainda titular na seleção espanhola que venceu um Mundial e dois Campeonato­s da Europa.

No polo oposto estão nove jogadores que ainda não tinham vencido qualquer título de primeiro nível, embora alguns tenham vencido a II Liga ou campeonato­s regionais no Brasil. José Sá, Brahimi e Marega são os nomes mais sonantes, aos quais se juntam Soares, Otávio, Diogo Dalot, Paulinho, Waris e Vaná, que tal como Fabiano ainda não somou qualquer minuto. Danilo Pereira também ainda não tinha vencido qualquer título por clubes, enquanto Ricardo Pereira e André André apenas haviam conquistad­o uma Taça de Portugal, pelo V. Guimarães.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal