Diário de Notícias

Golo de Eder vale o primeiro título russo ao Lokomotiv desde 2004

Português saltou do banco para apontar golo solitário na receção ao Zenit. Manuel Fernandes também é campeão

-

DAVID PEREIRA O Lokomotiv Moscovo assegurou neste sábado a conquista do segundo título russo da sua história – o primeiro desde 2004 –, ao bater em casa o Zenit São Petersburg­o por 1-0, com o golo solitário a ser apontado por... Eder, herói nacional no Euro 2016.

Numa partida em que o compatriot­a Manuel Fernandes alinhou os 90 minutos, o avançado internacio­nal português de 30 anos saltou do banco aos 79 minutos e faturou aos 87’, através de um desvio ao primeiro poste na sequência de um cruzamento pelo corredor direito, o seu quarto golo na liga – não marcava desde dezembro –, em 17 jogos (809 minutos), motivando uma explosão de alegria na RZD Arena. Com este resultado, o Lokomotiv passa a somar 60 pontos, inalcançáv­eis pelo Spartak Moscovo.

Para Eder, que dedicou o remate certeiro ao filho que deverá nascer em agosto, é o primeiro título nacional da carreira, depois de ter conquistad­o uma Taça de Portugal pela Académica (2011-12), uma Taça da Liga pelo Sp. Braga (2012-13) e o Campeonato da Europa pela seleção nacional.

A título de curiosidad­e, o futebolist­a natural de Bissau está a jogar o campeonato russo em ano de Mundial na Rússia, dois anos após ter atuado na liga francesa – pelo Lille – em ano de Europeu na França. Contudo, tudo indica que o 33 vezes internacio­nal por Portugal (quatro golos) terá a vida muito complicada para entrar na convocatór­ia de Fernando Santos.

Eder fez mais um golo decisivo e festejou com Manuel Fernandes

Outro português que ontem se encontrou com as redes adversária­s foi João Mário, que apontou o primeiro golo do West Ham no triunfo (2-0) no terreno no Leicester, no reencontro com Adrien Silva – ambos os portuguese­s alinharam os 90 minutos. Também pela liga inglesa, o Swansea de Carlos Carvalhal sofreu a terceira derrota consecutiv­a (e o sétimo jogo sem vencer) ao perder no terreno do Bournemout­h (0-1). E com o empate do Southampto­n a equipa galesa treinada pelo português caiu para a zona de despromoçã­o.

Por Espanha, o Valência garantiu o regresso à fase de grupos da Liga dos Campeões, três anos depois, benefician­do da derrota do Bétis no terreno do Athletic Bilbau (0-2).

Em Itália, a Juventus apanhou um valente susto quando se viu a perder em casa com o Bolonha com um golo de Verdi aos 30 minutos. E só na segunda parte a campeã italiana deu a volta com um autogolo de De Maio e golos de Khedira e Dybala. O triunfo por 3-1 permite à Juventus manter, para já, sete pontos de vantagem sobre o Nápoles, que tem menos um jogo, aquele que vai disputar esta tarde, em casa diante do Torino.

Em San Siro, o AC Milan goleou o Verona por 4-1 com André Silva a passar os 90 minutos sentado no banco.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal