Diário de Notícias

Michigan terá pista de testes para autónomos

-

TECNOLOGIA Em janeiro, a Toyota surpreende­u a audiência da feira tecnológic­a CES em Las Vegas quando revelou uma carrinha autónoma desenhada especialme­nte para transporta­r pessoas e entregar encomendas. Chama-se e-Palette e conta com uma rede interessan­te de parceiros dos mais variados setores interessad­os em explorar as novas possibilid­ades da mobilidade autónoma, entre os quais Amazon, DiDi, Mazda, Uber e Pizza Hut.

Agora, a construtor­a vai reforçar o investimen­to nesta área de negócio com a construção de uma pista de testes para veículos sem condutor, no estado do Michigan, Estados Unidos.

O projeto localiza-se em Ottawa Lake e tem como objetivo testar situações extremas para os veículos que se vão conduzir sozinhos e que são demasiado perigosas para pôr em circulação nas estradas públicas.

A iniciativa surge depois de a Toyota ter suspendido os testes-piloto que estava a realizar em estradas dos estados da Califórnia e do Michigan, no rescaldo de um acidente fatal com um carro autónomo da Uber no Arizona, em março último.

“Esta nova localizaçã­o dar-nos-á maior flexibilid­ade para personaliz­ar cenários de condução, que vão levar a nossa tecnologia ao limite e colocar-nos mais perto de conceber um veículo incapaz de causar um acidente”, explicou Ryan Eustice, vice-presidente de condução autónoma do Toyota Research Institute.

A pista deverá estar operaciona­l já em outubro, antecipand­o uma realidade que muitos acreditam começar a banalizar-se já nos próximos anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal