Diário de Notícias

Toyota cria empresa europeias de mobilidade partilhada

Mobilidade. A construtor­a automóvel japonesa vai investir 5,1 milhões de euros na Toyota Connected Europe, que testará novos produtos para os utilizador­es europeus. Será uma companhia de mobilidade global, ao mesmo tempo que avança com veículos autónomos

- ANA RITA GUERRA, Los Angeles

O investimen­to da Toyota em novos serviços de mobilidade vai chegar à Europa através de uma startup criada para abordar o mercado com uma estrutura mais ágil, ao mesmo tempo que aproveita o legado e o ecossistem­a da construtor­a japonesa. Segundo Timothy Waltniel, diretor de operações da nova Toyota Connected Europe (TCEU), a empresa está a ser lançada “para suportar a crescente adoção de novos negócios de mobilidade na Europa, com produtos e serviços desenhados para as necessidad­es únicas do mercado”. A intenção é criar ofertas que façam sentido na região, onde a rede de transporte­s está bastante mais desenvolvi­da do que nos Estados Unidos e a densidade populacion­al é maior.

O foco estará no desenvolvi­mento de software e tecnologia­s de mobilidade, o lançamento de novos negócios de mobilidade partilhada e gestão de frotas e a gestão das operações europeias do Toyota Big Data Center. Serviços como partilha de carros e boleias poderão interessar tanto a clientes particular­es como a empresas e até entidades governamen­tais. A base tecnológic­a será a Plataforma de Serviços de Mobilidade (MSPF na sigla inglesa), que consiste num ecossistem­a digital na nuvem com acesso a uma série de ferramenta­s. Esta plataforma permitirá oferecer apps de partilha de carros, partilha de boleias ao estilo Uber e Cabify e entrega remota de veículos, entre outros. É um sinal claro de que a construtor­a quer estar preparada para a viragem da indústria automóvel impulsiona­da pela inteligênc­ia artificial, pela condução autónoma e pela economia de partilha.

“A TCEU vai ser parceira da Toyota Motor Europe e trabalhar com retalhista­s e distribuid­ores – incluindo Toyota Caetano para Portugal – em toda a Europa”, adianta Waltniel. Estará sediada em Londres, onde há um boom significat­ivo de soluções para smart cities e fácil acesso a cientistas de dados, engenheiro­s e programado­res de software. Nesta fase, a intenção é contratar entre 35 e 50 destes especialis­tas e começar operações com um investimen­to de 5,1 milhões de euros. O vice-presidente executivo da Toyota Motor, Shigeki Tomoyama, sublinhou a relevância que esta startup terá para a empresa japonesa: “A Toyota Connected Europe será uma importante unidade de negócio na Europa no que toca à promoção da nossa estratégia de usar a Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota.” No futuro, acrescento­u, a ideia é alavancar a tecnologia de análise de dados para “trazer uma experiênci­a de mobilidade mais diversa e rica aos clientes na Europa”.

Waltniel diz ainda que serão assinadas várias parcerias, algo que a construtor­a já fez noutras geografias. Por exemplo, na América do Norte estão em vigor acordos de mobilidade com a Servco Pacific (seguros automóveis) e com Avis Budget (aluguer low-cost) e na Ásia a construtor­a assinou parcerias com empresas de táxis. Agustin Martin, que será CEO da startup, sublinha que “a Toyota Connected Europe é o próximo passo no cresciment­o continuado da Toyota como uma companhia de mobilidade global.”

 ??  ?? A e-Palette é o veículo autónomo da Toyota para mobilidade partilhada e entrega de encomendas
A e-Palette é o veículo autónomo da Toyota para mobilidade partilhada e entrega de encomendas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal