Diário de Notícias

Transporte­s à noite em Lisboa devem ser reforçados

Assembleia municipal. Deputados pedem mais fiscalizaç­ão aos bares e policiamen­to

-

Lisboa deve ter um reforço dos transporte­s públicos noturnos e é necessária maior fiscalizaç­ão aos estabeleci­mentos que vendem bebidas alcoólicas para consumo na rua. É, igualmente, desejável um maior policiamen­to de proximidad­e por parte da PSP nas zonas de diversão noturna.

Estas são três das reivindica­ções aprovadas pelos deputados da Assembleia Municipal de Lisboa de um conjunto de 15 que fazem parte de uma recomendaç­ão da Comissão Permanente de Transporte­s, Mobilidade e Segurança. Este documento foi aprovado ontem por unanimidad­e, à exceção de dois dos 15 pontos deliberati­vos – sobre o alargament­o da videovigil­ância a mais zonas da cidade e a implementa­ção de equipas de emergência pré-hospitalar –, que foram aprovados por maioria.

Recorde-se que no dia 4 o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, já tinha anunciado a extensão, em 2019, da videovigil­ância às zonas do Cais do Sodré e à frente ribeirinha do Tejo, no âmbito do programa Noite+Segura, que assim se vão juntar ao Bairro Alto, a primeira zona coberta pelo sistema de videovigil­ância na capital.

A recomendaç­ão surgiu no âmbito do debate Segurança e Qualidade deVida Noturna na Cidade de Lisboa, que decorreu nos dias 5 e 12 de dezembro de 2017. O documento recomenda ainda que “seja elaborado um balanço do regulament­o de horários de funcioname­nto dos estabeleci­mentos noturnos”. Os deputados defendem o aumento da iluminação e da limpeza da via pública “antes do amanhecer” e a adoção de medidas para “diminuir, restringir ou acabar com o consumo de bebidas em copos de plástico”.

Intervindo na sessão plenária, o vereador da Segurança, Miguel Gaspar (PS), disse que a autarquia tem “conseguido alinhar esforços e iniciativa­s para Lisboa continuar a baixar a criminalid­ade” e que o aumento da videovigil­ância e da fiscalizaç­ão são metas em curso.

Na reunião de ontem a AML apreciou ainda uma recomendaç­ão do PEV sobre o parque florestal de Monsanto, que também já foi tema de um debate temático, realizado há mais de um ano. Esta, aprovada por unanimidad­e, pede à autarquia que implemente “as medidas aprovadas por unanimidad­e constantes do relatório final do debate” e que apresente “a listagem das medidas entretanto implementa­das e por implementa­r, e a respetiva calendariz­ação”.

Em resposta às críticas apresentad­as por alguns partidos relativame­nte ao estado de degradação e possíveis ameaças àquele espaço verde, o vereador das Finanças, João Paulo Saraiva, afirmou que o parque é “único e certificad­o em boas práticas de gestão florestal” e considerou “um bocadinho exagerado que se coloquem questões da forma como estão a ser colocadas”.

 ??  ?? Deputados defendem alargament­o dos horários dos transporte­s
Deputados defendem alargament­o dos horários dos transporte­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal