Diário de Notícias

Credores do Sporting decidem se reembolso vai para prolongame­nto

Assembleia geral de obrigacion­istas vota hoje adiamento de reembolso de empréstimo de 30 milhões de euros

-

OBRIGAÇÕES É uma reunião decisiva para o Sporting. Depois da falta de quórum na primeira assembleia geral (AG) de obrigacion­istas, no dia 4 de maio, os credores vão votar hoje a proposta de adiamento do reembolso da emissão de obrigações no montante de 30 milhões de euros.

Ao todo, são mais de quatro mil os credores que serão afetados por este atraso. Os títulos vencem já no dia 25 de maio, mas o clube não tem dinheiro e quer adiar o reembolso para 26 de novembro.

Em abril, o presidente do clube, Bruno de Carvalho, culpou “as tomadas de posições por terceiros”, com vista à destituiçã­o dos órgãos sociais do clube, pelo impasse financeiro a que a SAD chegou. Além das obrigações, também as ações do clube têm sofrido, registando uma descida de quase 13% nas últimas duas semanas.

O chumbo da proposta hoje levaria a incumprime­nto por parte da SAD, um desfecho que não é esperado, segundo um porta-voz do Sporting.

A primeira AG contou com apenas 1% do valor das obrigações representa­das. Na reunião que começa hoje às dez da manhã já não serão necessário­s 50% dos votos correspond­entes a todos os obrigacion­istas para aprovar o adiamento, mas apenas uma maioria de dois terços dos votos emitidos na AG. As condições são as mesmas, havendo lugar ao pagamento de juros. A emissão tem uma taxa de juro bruta de 6,25% ao ano, correspond­ente a uma taxa líquida de cerca de 4,5%. Nova emissão arranca dia 28 Os acionistas da Sporting SAD autorizara­m Bruno de Carvalho a emitir obrigações até 60 milhões de euros em 2018. Para já, o Sporting vai avançar com a emissão de 15 milhões de euros, numa operação que deverá arrancar a 28 de maio. Falta apenas o aval da Comissão do Mercado de Valores Mobiliário­s.

O empréstimo irá vencer dentro de dois anos e meio e tem uma taxa de juro bruta de 6%. O montante total pode vir a ser superior, segundo a mesma fonte oficial.

A emissão vai coincidir com outra em curso, da SAD portista, no montante de 35 milhões de euros, mas que pode ainda ser aumentado até ao dia 24 de maio. A oferta pública de subscrição de obrigações FCP SAD 2018-2021 decorre até 1 de junho e oferece uma taxa de juro bruta de 4,75%.

Na frente dos resultados, o clube leonino também sofre. Na passada sexta-feira, a SAD do Sporting divulgou as contas dos primeiros nove meses da época futebolíst­ica. O lucro líquido afundou para 1,1 milhões de euros, contra 35,1 milhões de euros há um ano.

No comunicado com as contas trimestrai­s, o clube lembra que na época anterior o lucro foi ajudado pelas “duas maiores vendas de sempre de jogadores da Sporting SAD: João Mário e Islam Slimani”. As receitas com negócios de jogadores ficaram-se pelos 31,3 milhões, o que compara com 75,5 milhões de euros um ano antes.

Nesta época, o clube investiu 10,6 milhões de euros na contrataçã­o do argentino Marcos Acuña, pagando 8,7 milhões de euros por Marcus Mathieu e quatro milhões de euros para ficar com Jeremy Mathieu.

A dívida foi reestrutur­ada e a SAD leonina reduziu o passivo em 43 milhões de euros até março.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal