Diário de Notícias

Ouro e bronze para Portugal na primeira etapa da Taça do Mundo

Pimenta venceu a prova de K1 1000, Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s ficaram em terceiro em K2 500. Hoje há mais finais

-

CANOAGEM É um bom indicador, no primeiro grande teste internacio­nal para a seleção nacional, no ano em que Portugal recebe os Campeonato­s Mundiais de canoagem (22 a 26 de agosto, em Montemor-o-Velho). Ontem, Fernando Pimenta conquistou uma medalha de ouro (K1 1000) e a dupla Teresa Portela-Joana Vasconcelo­s alcançou uma de bronze, na Taça do Mundo da modalidade, a decorrer em Szeged (Hungria).

O dia foi frutuoso para as cores nacionais, na primeira (e única) etapa da Taça do Mundo em que os canoístas portuguese­s vão participar neste ano. Fernando Pimenta dominou a prova de K1 1000 metro, terminando com 1,288 segundos de vantagem sobre o húngaro Bálint Kopasz por 1,288 e o espanhol Roi Rodriguez por 1,892. E, minutos depois, Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s acabaram a competição de K2 500 em 3.º lugar, a 1,767 das vencedoras, as neozelande­sas Lisa Carrington e Kayla Imrie. “Foi um dia bastante positivo, pois todas as oito embarcaçõe­s portuguesa­s estiveram num bom nível, destacando-se, obviamente, as duas medalhas”, destacou Ricardo Machado, vice-presidente da federação e diretor técnico nacional, em declaraçõe­s à Lusa.

No entanto, a contabilid­ade de medalhas para Portugal poderá não ficar por aqui. Hoje, os canoístas lusos terão pela frente “mais cinco finais e mais duas meias, com aspiração a disputar também a regata das medalhas que junta os nove barcos mais fortes do mundo”, recordou Ricardo Machado.

Fernando Pimenta estará em mais duas finais, K1 500 e K1 5000 (na distância mais longa também compete João Ribeiro). Os canoístas Bruno Afonso e Marco Apura também: juntos em C2 200 e individual­mente em C1 5000. À regata de luta pelas medalhas vai ainda o K4 500 feminino (Teresa Portela, Joana Vasconcelo­s, Francisca Laia e Francisca Carvalho). E a disputar as meias-finais estará Márcia Aldeias (K1 200) e o K4 500 masculino (com João Ribeiro, Emanuel Silva, DavidVarel­a e Messias Batista). Todos a tentar despedir-se de Szeged com mais pódios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal