Diário de Notícias

“Castillo tem feito bastantes golos e boas exibições”

Avançado chileno de 25 anos chegou ontem a Lisboa e vai assinar por cinco temporadas. Compatriot­a Rodrigo Tello aprova reforço

-

DAVID PEREIRA O avançado Nicolás Castillo chegou ontem a Lisboa para fazer os habituais exames médicos e assinar contrato válido por cinco temporadas com o Benfica. A contrataçã­o do jogador chileno, de 25 anos, aos mexicanos do Pumas deverá custar entre seis e sete milhões de euros aos encarnados.

Doze vezes internacio­nal pelo seu país (um golo), o atacante tem no currículo uma Taça América, assim como dois campeonato­s, uma Taça e uma Supertaça do Chile e uma Taça da Bélgica. Natural da capital Santiago, iniciou a carreira no Universida­d Católica, clube que o catapultou para a Europa em janeiro de 2014, então para representa­r os belgas do Club Brugge, em que foi orientado pelo antigo guarda-redes benfiquist­a Michel Preud’homme. Seguiram-se empréstimo­s pouco felizes aos alemães do Mainz, aos italianos do Frosinone e de volta ao Universida­d Católica, no qual se reencontro­u com os golos.

As duas últimas temporadas foram as melhores da carreira: em 2016-17 apontou 26 golos, divididos entre o Católica e o Pumas, que entretanto pagou ao Brugge os quatro milhões de dólares [cerca de 3,7 milhões de euros] da sua cláusula de rescisão; e na época que agora findou, sempre ao serviço dos mexicanos, faturou 18.

Castillo prepara-se agora para se tornar o 23.º chileno a atuar na I Liga – o terceiro ao serviço do Benfica, após Cristián Uribe e Alejandro Escalona. O compatriot­a com mais jogos (112) no principal campeonato português, Rodrigo Tello, aprova a contrataçã­o. “É um bom reforço para o Benfica. É um jogador que conheço bem. A primeira experiênci­a na Europa não foi muito boa, mas depois voltou ao Católica, foi o goleador do campeonato, e rumou ao México. É um jogador de seleção nacional, está mais maduro, tem feito bastantes golos e boas exibições”, disse ao DN o antigo lateral/médio do Sporting entre 2001 e 2007, agora com 38 anos.

Para o ex-jogador dos leões, Castillo é um avançado que “remata bem, procura espaços e não é lento. Dá largura ao ataque e tem visão de jogo”. Questionad­o sobre o sistema tático em que o reforço benfiquist­a pode encaixar melhor, Tello diz que pode jogar sozinho ou com outro avançado ao lado, como aconteceu no Universida­d Católica e se verifica na seleção.

Para Tello, o compatriot­a tem algumas semelhança­s com Jonas, “pela definição” das jogadas e “porque consegue fazer golos em oportunida­des não muito claras”. Terceiro reforço “está feliz” À chegada à capital portuguesa, o avançado chileno não prestou declaraçõe­s, mas “está feliz”, conforme revelou o empresário Alejandro Santiesteb­an. Nicolás Castillo, recorde-se, será o terceiro reforço das águias para 2018-19, depois do guarda-redes internacio­nal sub-21 alemão Vlachodimo­s (ex-Panathinai­kos) e do lateral direito internacio­nal nigeriano Ebuehi (ex-ADO Den Haag).

Também oficializa­do foi já o regresso do lateral esquerdo internacio­nal sub-21 portuguêsY­uri Ribeiro, que na última temporada esteve cedido ao Rio Ave.

 ??  ?? Reforço benfiquist­a na chegada ao aeroporto de Lisboa, sem prestar declaraçõe­s aos jornalista­s
Reforço benfiquist­a na chegada ao aeroporto de Lisboa, sem prestar declaraçõe­s aos jornalista­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal