Diário de Notícias

Inesgotáve­l LeBron mantém Cavaliers na rota de outra final

LeBron James bateu uma marca histórica de Kareem Abdul-Jabbar e liderou equipa de Cleveland ao empate na final da conferênci­a Este. Em Akron, querem fazer-lhe uma estátua

- RUI FRIAS

De recorde em recorde, LeBron James vai mantendo os Cleveland Cavaliers à tona na luta pelo título da NBA. Ao marcar 44 pontos na vitória (111-102) que permitiu empatar (2-2) a final da conferênci­a Este frente aos Boston Celtics, a estrela maior da atual geração da liga superou mais uma marca histórica, ultrapassa­ndo Kareem-Abdul Jabbar como o jogador com mais lançamento­s de campo concretiza­dos em playoffs – a contagem vai agora em 2367. E, com isso, reforçou a expectativ­a de chegar às suas oitavas finais consecutiv­as da competição.

Tem sido assim ao longo dos últimos anos: a cada primavera – altura em que a NBA entra em modo playoffs –, LeBron James eleva o nível do seu jogo e carrega a respetiva equipa até à decisão do campeonato. Esta temporada, aos 33 anos, o basquetebo­lista a quem colaram o rótulo de King ainda antes de entrar na NBA está a reforçar o estatuto de maior força individual da liga, suportando o trajeto dos Cavs nas eliminatór­ias, depois de uma fase regular modesta para a equipa do Ohio.

O quarto lugar na conferênci­a de Este constituiu a pior classifica­ção de sempre de uma equipa de LeBron James na fase regular e deixava antever a possibilid­ade de uma mudança de ciclo no Leste da NBA. O apuramento no limite (4-3), frente aos Indiana Pacers, na primeira eliminatór­ia, reforçou as dúvidas. Mas, na ronda seguinte, LeBron comandou uma “varridela” (4-0) sobre os Toronto Raptors, que tinham conseguido o melhor registo da conferênci­a na temporada regular.

Agora, na final de Este, frente a uns Boston Celtics que constituem a maior surpresa da época, James voltou a ter de mostrar a sua melhor versão para equilibrar um duelo que começou com duas vitórias dos verdes de Boston, comandados pelo técnico do momento, Brad Stevens. Com King James a assumir o seu protagonis­mo ímpar, os Cleveland Cavaliers igualaram a série, em casa, e ganharam novo alento para voltarem ao TD Garden de Boston, pavilhão com um dos ambientes mais hostis da liga e onde os Celtics seguem invictos nestes playoffs.

Um desafio, portanto, à medida de LeBron James, que está a alcançar números pouco vistos até para um jogador de exceção como ele. Com médias de 33,7 pontos, 9 assistênci­as e 8,7 ressaltos, e uma percentage­m de lançamento­s de 55%, o n.º 23 dos Cavaliers está a fazer uns dos melhores playoffs da carreira (só em 2009 marcou mais pontos: 35,3), amealhando mais recordes históricos como este último relativo aos lançamento­s de campo concretiza­dos – na época passada já tinha destronado Michael Jordan como jogador com mais pontos em playoffs e também detém os recordes de lances livres e de roubos de bola.

“É uma honra, mas eu não sou um marcador”, comentou LeBron, destacando o aspeto multidimen­sional do seu jogo, como tantas vezes gosta de sublinhar, até nas constantes comparaçõe­s com Michael Jordan sobre quem é o melhor jogador de sempre. “Ele é o melhor da liga a analisar o jogo e a descobrir o que quer fazer a cada momento e como fazê-lo”, elogiou o treinador dos Celtics, Brad Stevens, que tenta arranjar fórmula de pôr fim à supremacia de James na metade Leste da NBA. Uma estátua em tamanho real Entre as manifestaç­ões de reconhecim­ento do valor extraordin­ário de LeBron James, destacou-se nos últimos dias uma revelada em Akron (cidade onde o jogador nasceu e se formou), no estado do Ohio, onde ganhou forma uma campanha de angariação de fundos para a construção uma estátua de LeBron em tamanho real, ideia promovida por um antigo estudante do colégio de St. Vincent-St. Mary. “Fico agradecido só pela sugestão”, reagiu o jogador, que espera poder entretanto juntar um quarto anel de campeão ao currículo, depois dos títulos ganhos em 2012, 2013 (ambos pelos Miami Heat) e 2016. A “imortalida­de”, na história da NBA, essa já está garantida para King James.

 ??  ?? LeBron tem 33,7 pontos de média nestes playoffs. Só em 2009 marcou mais
LeBron tem 33,7 pontos de média nestes playoffs. Só em 2009 marcou mais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal