Diário de Notícias

Autorizado­s 12 novos aviões para combate a incêndios

Tribunal de Contas deu luz verde ao concurso público internacio­nal que vai permitir ter disponívei­s aviões anfíbios

-

GOVERNO O Ministério da Administra­ção Interna (MAI) referiu que quatro destes aviões deviam estar disponívei­s desde o início do mês e outros seis desde 15 de maio, altura em que foi ativado o nível de prontidão denominado “reforçado nível II” .

De acordo com as informaçõe­s disponibil­izadas pelo MAI, destes 12 meios aéreos, quatro são aviões médios anfíbios, que estarão disponívei­s até dezembro de 2019 e que estarão sediados em Proença-a-Nova eViseu, dois aviões médios anfíbios de maio a outubro de 2018 e do próximo ano sediados em Vila Real, e dois aviões médios anfíbios que estarão operaciona­is entre junho e outubro de 2018 e de 2019 e sediados em Ponte de Sor.

Seia vai também ser sede de dois aviões pesados anfíbios, que estarão ao serviço de maio a outubro de 2018 e 2019, enquanto em Ponte de Sor e Santa Comba Dão estarão mais dois aviões ligeiros de coordenaçã­o, para os períodos de maio a outubro de 2018 e 2019.

Além destas contrataçõ­es, o dispositiv­o de combate a incêndios será ainda reforçado com mais 28 helicópter­os ligeiros e médios. Na mesma nota, o MAI refere que 17 estarão operaciona­is até ao final do ano e durante todo o 2019, situação que nunca aconteceu anteriorme­nte.

O ministério afirma ainda que, entre os 28 helicópter­os contratado­s, incluem-se seis ligeiros que estarão operaciona­is entre 1 de junho e 15 de outubro, outros seis, também ligeiros, que estarão ao serviço entre 1 de junho e 30 de setembro, sete ligeiros para operarem de 1 de julho a 30 de setembro, um ligeiro para operar de 15 de junho a 15 de outubro na Região Autónoma da Madeira e oito médios que estarão ao serviço de 15 de junho a 30 de setembro.

Já disponívei­s existem dez helicópter­os ligeiros alugados em centros de meios aéreos de Vale de Cambra, Fafe, Macedo de Cavaleiros, Castelo Branco, Lousã, Monchique, Guarda, Baltar, Sardoal e Arcos de Valdevez. O Estado tem ainda já operaciona­is três aeronaves ligeiras em Loulé, Vila Real e Viseu. LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal