Diário de Notícias

O novo disco chama-se e “foi gravado em vinte casas diferentes: aviões, comboios, carros e quartos de hotel”

Radio Gemini

-

MIGUEL JUDAS Ainda lhe custa acreditar que já tenham passado 20 anos. Afinal, para muitos e para o próprio David Fonseca, parece que foi ontem que um grupo de Leiria, chamado Silence 4, tomou de assalto as rádios e os palcos portuguese­s, com uma pop semiacústi­ca, cantada em inglês, de repente tornada um dos maiores fenómenos de popularida­de da história recente da música portuguesa.

Na viragem do século, David emancipar-se-ia da antiga banda, iniciando uma sólida carreira a solo, alicerçada em oito álbuns de originais e outros projetos laterais que também têm o seu cunho, como os Humanos ou o disco Bowie 70, de tributo a David Bowie. “Até me custa a crer, esta coisa dos 20 anos”, desabafa logo no início da conversa com o DN. “Nem sequer esperava que durasse dois anos, quanto mais 20”, insiste aquele que nos primeiros tempos se recusava a apresentar como músico profission­al. “Sempre achei que um dia ia abandonar isto para ter outra profissão qualquer, que também gostasse, talvez relacionad­a com o vídeo e com a imagem”, recorda.

Mesmo assim, um dia, teve de aceitar essa realidade e a partir daí tudo mudou. “Já tinham passado sete ou oito anos, quando assumi que a música era mesmo a minha profissão e a partir desse momento tudo começou a correr muito melhor, porque passei a levar este trabalho muito mais a sério, especialme­nte a parte da composição. A tentar não me repetir, a construir um percurso e um imaginário enquanto compositor. Vinte anos a fazer isto é uma sorte, porque não é um meio fácil, mas continua a ser uma profissão que me dá muitos mais sorrisos do que preocupaçõ­es, portanto estou no sítio certo”, sustenta.

Não deixa de sublinhar que “continua a ser uma surpresa”, o facto de a música se ter tornado uma profissão. “Este trabalho permite-me englobar tudo aquilo que gosto de fazer, como conhecer pessoas, estar constantem­ente em sítios diferentes e ao mesmo tempo estar ligado à área do vídeo e da fotografia. Não podia ter escolhido algo melhor”, diz com um sorriso. Música nova para velhos tempos Ao contrário do que é costume na indústria musical, David Fonseca não vai festejar as duas décadas de carreira com uma coletânea de êxitos antigos ou um grande espetáculo retrospeti­vo, antes com um disco de inéditos, literalmen­te cheio de música nova – são 21 os temas incluídos em Radio Gemini, o oitavo álbum de originais do artista leiriense, que já chegou às lojas e no qual volta a cantar em inglês, depois de ter optado pelo

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal