Diário de Notícias

Dragão recebe a Supertaça Europeia em 2020

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, diz estar “muito orgulhoso” pela escolha e elogiou o papel de Fernando Gomes, líder da FPF

-

UEFA A UEFA anunciou ontem que o Estádio do Dragão vai receber o jogo da Supertaça Europeia de 2020, que habitualme­nte se realiza em agosto. O recinto do FC Porto era candidato para a final da Liga Europa de 2019-20, mas acabou por ser preterido para a Arena Gdansk, na Polónia, tendo acabado por ser escolhido para a partida que irá opor os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

O Estádio da Luz também tinha apresentad­o a candidatur­a à organizaçã­o da final da Champions, mas o Comité Executivo da UEFA, que se reuniu ontem em Kiev, na Ucrânia, acabou por escolher o Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia.

Esta é a primeira vez que o Estádio do Dragão irá receber uma final europeia por atribuição da UEFA, que já tinha escolhido quatro recintos portuguese­s: o Estádio Nacional (Taça dos Campeões de 1967 ), a antiga Luz (Taça das Taças de 1992), o José Alvalade (Taça UEFA de 2005) e o novo Estádio da Luz (Liga dos Campeões de 2014).

Houve ainda outras duas finais realizadas em território nacional, mas porque clubes portuguese­s chegaram a essa fase das provas que se disputavam a duas mãos: a Supertaça Europeia de 1987 entre o FC Porto e o Ajax; e a final da Taça UEFA de 1983 entre o Benfica e o Anderlecht.

O Estádio do Dragão levou a melhor sobre nove candidatur­as à Supertaça Europeia, algo que deixou Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com “grande orgulho” por acolher esta partida. “É uma oportunida­de para todos apreciarem a grandiosid­ade do nosso estádio”, começou por dizer o líder portista em declaraçõe­s ao site do clube, fazendo questão de elogiar a intervençã­o do presidente da Federação Portuguesa de Futebol neste processo: “Esta atribuição também não seria possível sem o grande prestígio internacio­nal do Dr. Fernando Gomes. Vamos proporcion­ar um grande espetáculo a todos, o que irá prestigiar o FC Porto e o futebol português.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal