Diário de Notícias

Reencontro coreano, agora de supetão

Um mês depois, líderes do Norte e do Sul voltam a encontrar-se na zona desmilitar­izada, com cimeira dos EUA em fundo

- CÉSAR AVÓ

Em mais um desenvolvi­mento surpreende­nte no dossiê norte-coreano, no qual não faltaram sorrisos e abraços, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reuniram-se ontem na zona desmilitar­izada. Hoje de manhã em Seul – madrugada em Lisboa – Moon Jae-in dará uma conferênci­a de imprensa para revelar pormenores sobre o encontro, que foi visto como um passo para convencer Kim a realizar a cimeira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“O presidente Moon Jae-in realizou uma segunda reunião com o presidente Kim Jong-un em Tongil-gak, no lado norte-coreano de Panmunjom, das 15.00 às 17.00 do dia 26 de maio”, divulgou a assessoria de imprensa da presidênci­a sul-coreana. Ao contrário da anterior reunião dos dois coreanos, que decorreu há quase um mês, 27 de abril, os media não foram avisados, pelo que as únicas informaçõe­s e imagens são dos serviços de comunicaçã­o dos dois Estados. “Os dois líderes trocaram as suas opiniões sinceras sobre a aplicação da Declaração de Panmunjom de 27 de abril e o desbloquei­o com sucesso da cimeira Coreia do Norte-EUA”, concluiu o comunicado sul-coreano.

Os dois líderes abraçaram-se no final da reunião, o que será uma indicação de um resultado positivo das conversaçõ­es, que terão sido focadas na cimeira de Jong-un com Trump.

Fotos e vídeos da reunião divulgadas pela Casa Azul (a residência oficial sul-coreana) mostram que Moon estava acompanhad­o por Suh Hoon, diretor dos serviços secretos. Já Kim estava acompanhad­o por Kim Yong-chol, o general encarregad­o dos serviços secretos, mas também do departamen­to das relações intercorea­nas.

As imagens mostram ainda Moon a apertar a mão à irmã de Jong-un, Kim Yo-jong. Tal como Yong-chol, a filha de Kim Jong-il teve um papel importante na reaproxima­ção com o Sul. Em fevereiro, ao deslocar-se aos Jogos Olímpicos de Inverno, tornou-se o primeiro elemento da dinastia Kim a pisar solo do país com o qual ainda está tecnicamen­te em guerra.

 ??  ?? Kim Jong-un e Moon Jae-in despediram-se com um abraço, indicação de que o encontro foi positivo
Kim Jong-un e Moon Jae-in despediram-se com um abraço, indicação de que o encontro foi positivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal