Diário de Notícias

PP ameaça emendar Orçamento no Senado

Declaraçõe­s de vice-secretária nacional do PP entendidas como ameaça de castigo ao PNV por ter apoiado moção de Sánchez

- P.V.

O Partido Popular fez ontem saber que tenciona apresentar emendas ao Orçamento do Estado, que nesta semana começa a ser discutido no Senado espanhol (onde os populares têm maioria absoluta). “Tendo em conta a maioria absoluta no Senado, o grupo dos populares introduzir­á as emendas que considere melhores para o texto”, declarou ontem a vice-secretária nacional de Estudos e Programas do PP. Andrea Levy Soler falava em declaraçõe­s aos jornalista­s na sede nacional do PP em Madrid.

Trata-se do mesmo Orçamento que o PP aprovou no Parlamento, com o apoio dos conservado­res do Partido Nacionalis­ta Basco (PNV ), antes de Mariano Rajoy ter sido afastado do poder através da moção de censura apresentad­a pelo PSOE de Pedro Sánchez. Esta foi aprovada com o apoio do Podemos e vários partidos regionais, entre os quais está, precisamen­te, o PNV. Daí que muitos estejam a ler as declaraçõe­s de Andrea Levy Soler como uma ameaça de castigo aos conservado­res bascos.

Na proposta de Orçamento que foi aprovada no Parlamento espanhol está destinada a quantia de 540 milhões de euros para investimen­tos no País Basco. Esta foi a contrapart­ida obtida pelo PNV de Andoni Ortuzar para 2018 graças ao apoio ao governo de Rajoy.

“Espero que por um mínimo de responsabi­lidade da parte de quem confeciono­u o Orçamento as partes importante­s sejam respeitada­s”, declarou, citado pelo El País, o líder da bancada parlamenta­r dos socialista­s bascos, José Antonio Pastor.

 ??  ?? Andrea Levy Soler falou ontem aos jornalista­s
na sede do PP
Andrea Levy Soler falou ontem aos jornalista­s na sede do PP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal