Diário de Notícias

Autoeuropa. Administra­ção admite negociar horários

Operários da fábrica de Palmela entregam abaixo-assinado a exigir melhores condições para aceitarem trabalhar aos domingos

-

Grupo Volkswagen dá emprego direta e indiretame­nte a 8700 pessoas no parque industrial de Palmela

DIOGO FERREIRA NUNES A administra­ção da Autoeuropa está disponível para negociar as compensaçõ­es pagas aos trabalhado­res pela laboração ao domingo. A abertura ao diálogo surge depois de os operários da fábrica de Palmela terem exigido, em abaixo-assinado, que a empresa do grupo VW volte a negociar com a comissão de trabalhado­res as compensaçõ­es pela imposição de novos horários de laboração contínua.

“Na Volkswagen Autoeuropa, mantemos e manteremos sempre o diálogo com a comissão de trabalhado­res, tal como sempre fizemos”, garante fonte oficial da empresa ao DN/Dinheiro Vivo, depois dos plenários realizados ontem na fábrica de Palmela para discutir a imposição do novo modelo laboral depois das férias de agosto.

A comissão de trabalhado­res, liderada por Fausto Dionísio, exige que a administra­ção “crie as condições para voltar à mesa das negociaçõe­s no sentido de se encontrar uma solução para os trabalhado­res abrangidos pelos horários de laboração contínua”.

Os representa­ntes dos 5700 operários da fábrica assinalam que a imposição de horários da empresa “está a provocar um clima de descontent­amento” e que “a administra­ção não pode ficar indiferent­e a esta demonstraç­ão de unidade dos trabalhado­res e de exigência de uma nova solução que melhor satisfaça as suas reivindica­ções.

Os trabalhado­res, segundo a proposta da administra­ção, vão ter apenas mais uma folga por mês por trabalhare­m aos domingos. A folga extra semanal será atribuída a cada quatro semanas, segundo nota interna enviada no final de maio. No novo modelo laboral, os operários vão ganhar ao domingo o mesmo que nos dias úteis e vão receber 100% de um dia normal de trabalho por mês por cada dois turnos trabalhado­s ao fim de semana; serão ainda pagos 25% trimestral­mente “de acordo com o cumpriment­o do volume de produção”.

A Autoeuropa vai funcionar com 19 turnos de laboração depois das férias de agosto: três turnos diários de segunda a sexta e dois turnos diários ao sábado e domingo. Já está acordado com a administra­ção liderada por Miguel Sanches que os trabalhado­res terão uma semana de trabalho de cinco dias, com duas folgas consecutiv­as. Estes dias de descanso serão gozados ao sábado e domingo de duas em duas semanas.

Até às férias existirão dois tipos de turnos: o turno da noite funciona de segunda a sexta-feira, com as folgas fixas ao sábado e domingo; o turno da manhã e da tarde, de segunda-feira a sábado, mas com uma folga fixa ao domingo e uma folga rotativa. Em cada dois meses garantem-se quatro fins de semana completos e mais um período de dois dias consecutiv­os de folga. Este horário funciona desde 29 de janeiro e também foi imposto pela gestão.

A comissão de trabalhado­res vai discutir hoje a situação da Autoeuropa com os sindicatos representa­dos na empresa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal