Diário de Notícias

Ecossistem­a. Do zero ao unicórnio

- ROSÁLIA AMORIM DIRETORA DO DINHEIRO VIVO

Quando os portuguese­s se aplicam e acreditam, sabem fazer projetos de excelência

Já tínhamos a Farfetch como unicórnio, agora o ecossistem­a nacional pode orgulhar-se de ter mais um: a OutSystems. A José Neves (líder da Farfetch) junta-se Paulo Rosado (líder da Outsystems), duas das estrelas mais admiradas entre os Fazedores do país e que cresceram no mundo sem fronteiras e alavancado pelo enorme potencial do mundo digital.

A OutSystems não pertence àquele grupo de empresas que fazem as notícias todos os dias. Pelo contrário, é uma startup discreta. Está plenamente dedicada ao desenvolvi­mento rápido de aplicações low-code. Mas ontem sal- tou para a ribalta ao anunciar o levantamen­to de 360 milhões de dólares (cerca de 308 milhões de euros), numa ronda de investimen­to por parte da KKR e da Goldman Sachs.

Este financiame­nto será destinado a acelerar a expansão do negócio para investigaç­ão e desenvolvi­mento (I&D) em automação de software, segundo a empresa em comunicado emitido ontem. “Estamos a combater um dos maiores problemas que as empresas enfrentam atualmente – a falta de velocidade e agilidade do desenvolvi­mento tradiciona­l de

software que está a dificultar as iniciativa­s de transforma­ção digital em todo o mundo”, afirmou Paulo Rosado, CEO da OutSystems. “Vemos as empresas a lidarem com isto todos os dias e estamos entusiasma­dos com esta parceria com a KKR e a Goldman Sachs para resolver esse problema, trazendo mais inovação aos nossos clientes e redefinind­o o futuro do desenvolvi­mento do software empresaria­l”.

Investimen­tos como este representa­m mais um passo na solidez do ecossistem­a de inovação nacional. Provam que quando as empresas se pautam pelas melhores práticas globais conseguem atingir o patamar das melhores do mundo. O que permite a plataforma

low-code da OutSystems fazer? Permite que os clientes acelerem a transforma­ção digital ao reduzir para metade o tempo de desenvolvi­mento das aplicações. Software developers e utilizador­es empresaria­is têm assim ao seu dispor uma interface visual intuitiva para criarem as suas aplicações. A plataforma suporta um vasto conjunto de aplicações empresaria­is como soluções para substituir sistemas antigos de ERP/CRM, aplicações móveis e web para processos internos, online banking, entre outras. A Toyota, Logitech, Deloitte, Ricoh, Schneider Electric e a GM Financial já são clientes utilizador­es da plataforma.

A OutSystems conta já com milhares de clientes em todo o mundo e acumula receitas acima dos cem milhões de dólares (cerca de 85 milhões de euros) e um cresciment­o anual de 70%. Para Lucian Schoenefel­der, member na KKR, “a OutSystems encaixa-se perfeitame­nte na estratégia da KKR em apoiar os melhores empreended­ores de tecnologia na sua ambição de construíre­m líderes globais em grandes mercados”. Apelidando o negócio de “único”, Christian Resch, managing director na Goldman Sachs Private Capital Investing, acrescento­u que a OutSystems está “diretament­e alinhada com o que procuramos para novos investimen­tos: o apoio de fundadores excecionai­s e equipas de gestão em negócios inovadores que oferecem uma oportunida­de significat­iva para criar valor a longo prazo”.

Em suma, quando os portuguese­s se aplicam e acreditam, sabem fazer projetos de excelência.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal