Diário de Notícias

DICAS DA SOCIEDADE PONTO VERDE para um verão mais amigo do ambiente

A Sociedade Ponto Verde deixa um conjunto de conselhos para ajudar a população portuguesa a ter um comportame­nto mais amigo do ambiente nesta altura do ano, tornando a separação de resíduos uma rotina tanto dentro como fora de casa

-

POUPAR O AMBIENTE EM CASA

n Poupe água

No verão, opte por banhos mais rápidos e, sempre que a água não esteja a ser utilizada, feche a torneira. Para não desperdiça­r a água limpa do banho enquanto esta aquece, coloque-a num depósito para que possa depois ser utilizada para regar, por exemplo, as plantas do seu jardim ou da varanda. E enquanto se está a ensaboar, mantenha a torneira fechada.

o Estender a roupa no exterior

Aproveite o bom tempo e deixe secar a sua roupa ao ar livre. Desta forma poupa energia, contribui para que não sejam emitidos gases com efeito de estufa e, além disso, os raios ultraviole­tas têm um poder desinfetan­te dos tecidos.

p Recuperar materiais para decorar a varanda ou terraço

Sem gastar muito dinheiro, aproveite para dar uma nova vida aos seus móveis antigos e coloque-os no exterior. Se optar por mobiliário novo, existe já uma oferta alargada feita a partir de materiais 100% reciclados.

q Separar as embalagens em casa

As embalagens de take-away, que na maioria são compostas por alumínio ou plástico, devem ser colocadas no ecoponto amarelo; o mesmo destino deverão ter as embalagens de bebidas, como as latas de cerveja ou refrigeran­tes, as garrafas de plástico ou os pacotes de leite. Já as garrafas de vidro devem ser enviadas para o ecoponto verde, de forma a que possam dar vida a outras garrafas no futuro, poupando recursos.

POUPAR O AMBIENTE FORA DE CASA

n Use a bicicleta

Além de fazer exercício, esta é uma excelente opção em termos ambientais, já que não produz qualquer tipo de poluição, bem como uma oportunida­de para conhecer Portugal de uma forma única.

o Dê descanso a tudo, menos à reciclagem

Uma ida à praia, um festival, as férias, um piquenique ou um passeio. São alguns dos exemplos de programas para os dias mais quentes, que passamos fora de casa. Na impossibil­idade de encontrar ecopontos nesses locais, transporte consigo um saco e, logo que possível, coloque cada embalagem no devido lugar.

p Proteja a praia

Leve sacos pequenos para separar os resíduos produzidos e, à saída da praia, coloque-os nos respetivos ecopontos.

As beatas também não devem ficar na areia – estas não são biodegradá­veis e em muitas praias já há cinzeiros portáteis disponívei­s, que pode levar consigo para as colocar e depois devolver antes de ir para casa.

EM CASA OU FORA DELA, AS FÉRIAS DEVEM SER UMA ALTURA PARA REFORÇAR AS BOAS PRÁTICAS DE RECICLAGEM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal