Diário de Notícias

POSSÍVEIS AÇÕES

-

REUNIÕES DE AVALIAÇÃO › A greve às reuniões de conselho de turma, que começa na segunda quinzena deste mês e poderá prolongar-se até julho, terá segundo os diretores das escolas um forte impacto, já que basta a ausência de um docente para que tenha de ser agendada uma nova data. Estas reuniões definem as notas e, nesta altura do ano, a transição ou não de ano, o que implica que não poderão ser formadas as turmas para o próximo ano letivo enquanto durar o impasse. O pré-aviso abrange desde o pré-escolar ao 10º ano.

EXAMES NACIONAIS › Na sequência do balanço negativo das reuniões desta segunda-feira, com Tiago Brandão Rodrigues, os sindicatos já admitem convocar greves abrangendo datas de exames nacionais e provas finais. O impacto deste eventual protesto será mitigado pelo facto de, numa iniciativa legislativ­a promovida pelo anterior ministro Nuno Crato, ter ficado previsto o recurso a serviços mínimos em protestos coincidind­o com estas avaliações. Um dos sindicatos, o recém-criado S.T.O.P. (Sindicato de Todos os Professore­s), já avançou com a convocatór­ia da greve aos exames nacionais.

FINAL DO ANO LETIVO › Outra ação em cima da mesa é uma eventual greve ao que resta do ano letivo. A concretiza­r-se, esta medida terá impacto sobretudo nos alunos de anos em que não há provas finais ou exames, já que para o 9º, 11º e 12º anos o ano letivo termina já nesta quarta-feira. Assim, poderão ser afetados os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, com aulas até dia 22; e dos 5º, 6º,7º,8º e 10º anos de escolarida­de, que só acabam as aulas no dia 15 deste mês.

REGRESSO ÀS AULAS › A Federação Nacional de Educação (FNE) lançou na segunda-feira a possibilid­ade de, caso o impasse persista até aí, prosseguir­em as greves de professore­s logo no arranque do próximo ano letivo, em meados de setembro. Mais uma vez, esta seria uma greve com forte impacto na vida dos alunos e das suas famílias, bem como na organizaçã­o das próprias escolas, cujos diretores frisam frequentem­ente a importânci­a de arrancar bem o ano escolar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal