Diário de Notícias

O PAPEL DOS DISPOSITIV­OS médicos no envelhecim­ento ativo

Arti go de opinião de J oão Gonçalves, secretário- geral da APORMED

-

Oenvelheci­mento at ivo deverá assumir cada vez mais uma prioridade nas sociedades a tu ais. Encontrar soluções equilibrad­as para que se viva mais tempo e com melhor qualidade devida, será o principal desafio.

Portugal não pode ficar alheio a este desafio, tanto ma isque a tendência para uma pirâmide demográfic­a invertida, causada pelo envelhecim­ento da população, e o aumento da prevalênci­a de doenças crónicas, têm atingido particular­mente o nosso país.

Os dispositiv­os médicos desempenha­m um papel crucial no aumento da longevidad­e, pois se por um lado permitem retardar os aspetos negativos de um processo inevitável, o envelhecim­ento, por outro, contribuem para uma melhoria significat­iva da qualidade de vida dos cidadãos.

A perda da visão ou da audição édescrit apelas pessoas como um adas situações que maior impacto teria na sua vidaquo tidiana. Pois bem, a recuperaçã­o destes dois sentidos, através de tecnologia sede dispositiv­os cirúrgicos inovadores, como são os casos das lentes intraocula­res e dos implantes cocleares, respetivam­ente, são bastante elucidativ­os do papel prepondera­nte dos dispositiv­os médicos.

Também ao nível da mobilidade, as diversas soluções diferencia­das disponívei­s no mercado, as próteses ortopédica­s, os stents coronários, os desfibr ilhadores implantáve­is, as válvulas aórticas percutâ neas, entre outras, fazem com que os nossos cidadãos consigam atingir padrões de qualidade devida em saúde equiparado­s aos das sociedades mais avançadas.

A indústria dos dispositiv­os médico sé das mais inovadoras do mundo, disponibil­izando rapidament­e os mais recentes avanços tecnológic­os. Esta inovação, associada a uma melhor acessibili­dade, serão segurament­e osfa tores críticos desu- cesso do tratamento eficaz da doença crónica e da redução da morbil idade associada ao envelhecim­ento.

Como associação empresaria­l, a APORMED pautará a sua atuação pela defesa dos legítimos interesses das empresas deste setor para que estas mantenham, em Portugal, a qualificaç­ão dos seus recursos humanos e a sua capacidade para inovar.

OS DISPOSITIV­OS MÉDICOS DESEMPENHA­M UM PAPEL CRUCIAL NO AUMENTO DA LONGEVIDAD­E, POIS CONTRIBUEM PARA UMA MELHORIA SI GNIFICATIV­A DA QUALIDADE DE VI DA DOS CI DADÃOS

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal