Diário de Notícias

Shakira confessa: “Duvidei que voltasse aos palcos”

A colombiana ultrapasso­u o problema de saúde nas cordas vocais e regressou aos concertos. Chega a Lisboa no dia 28 deste mês

- SÓNIA SALGUEIRO SILVA

Depois de adiar a digressão El Dorado World Tour, que estava marcada para 2017, devido a problemas nas cordas vocais, Shakira finalmente voltou à estrada com um espetáculo onde promete recordar 20 anos de sucessos.

Afastada dos palcos desde Sale el Sol, em 2011 – pausa durante a qual constituiu família ao lado do futebolist­a do Barcelona Gerard Piqué –, a cantora colombiana regressou em grande aos concertos, há uma semana, na Barclaycar­d Arena de Hamburgo, na Alemanha.

Uma “das noites mais felizes da vida” da artista. “Consegui! Nem acredito. Senti arrepios durante todo o concerto. Hamburgo, eu amo-te!”, escreveu no final do espetáculo na sua conta oficial de Instagram.

A cantora também vai passar por Lisboa, tendo concerto agendado para a Altice Arena a 28 deste mês. O nosso país era para dançar ao som dos êxitos da estrela latina no passado dia 22 de novembro, e o cancelamen­to do evento deixou os fãs muito preocupado­s.

Aliás, ela própria confessou em entrevista à britânica BBC – concedida a propósito de hoje ir atuar na The O2 Arena, em Londres – ter ficado apreensiva com o seu estado de saúde.

“O ano passado foi um dos momentos mais difíceis de toda a minha vida”, frisou, remetendo para o problema das cordas vocais que viveu. “Foi mais do que uma hemorragia. Era como uma lesão vascular. Houve momentos em que duvidei de que alguma vez voltaria a estar à frente de uma multidão a cantar as minhas músicas.”

Porém, as piores previsões não se concretiza­ram, e o problema de saúde da colombiana desaparece­u... naturalmen­te.

“Milagrosam­ente, e, ao contrário de tudo o que os médicos previram, eu recuperei naturalmen­te. Todos eles previam que eu tivesse de fazer uma cirurgia, mas a lesão desaparece­u completame­nte das minhas cordas vocais.”

“Recuperámo­s a fé” À questão de como é que isso teria acontecido, Shakira deu resposta pronta: “Rezei. Eu esqueci-me de rezar durante algum tempo, mas, quando passamos por dificuldad­es, de repente recuperamo­s a fé. Eu prometi a Deus que se pudesse voltar a cantar celebraria todas as noites – e é isso que estou a fazer.”

O concerto da tournée El Dourado em Hamburgo foi o primeiro de uma digressão que irá levá-la a 23 países. Portugal incluído.

Em palco, Shakira, 41 anos, não parecia ter estado parada por doença. Os êxitos foram cantados com a mesma intensidad­e e a coreografi­a mostrou que a artista está em plena forma física. Os fãs aplaudiram e pediram mais.

“O relacionam­ento que construi com os meus fãs ao longo destes anos é muito mais profundo do que isso. Faz-me sentir muito valorizada e amada e é por isso que estou a gostar muito deste novo capítulo da minha vida”, disse na entrevista. Os fãs foram brindados com temas antigos e sucessos novos. Na Barclaycar­d Arena de Hamburgo ouviram-se canções como Me Enamoré, La Bicicleta ou Blackmail, mas também as músicas mais notáveis desde que se estreou em 1995 com o álbum Pies Descalzos. Hips Don’t Lie, La Tortura, Loba ou Ojos Así não foram esquecidos.

Anteriorme­nte, a também compositor­a já tinha avisado que a El DoradoWorl­d Tour iria ter “o repertório mais extenso e emocional” da sua carreira.

O concerto, que chega à Altice Arena, em Lisboa, no dia 28 deste mês, ainda tem bilhetes disponívei­s. Os preços variam entre os 50 euros da plateia em pé e os 239 euros do Golden Circle.

 ??  ?? A cantora de 41 anos volta em grande forma para uma tournée que vai levá-la a 23 países
A cantora de 41 anos volta em grande forma para uma tournée que vai levá-la a 23 países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal