Diário de Notícias

O DIA EM QUE JOANA, TERESA E FERNANDO TROUXERAM QUATRO MEDALHAS DOS EUROPEUS

Joana Vasconcelo­s e Teresa Portela conquistar­am o ouro em K2. Fenando Pimenta acabou os europeus com três medalhas, uma de ouro, uma de prata e outra de bronze

- ISAURA ALMEIDA

Portugal encerrou o Europeu de canoagem com quatro medalhas, duas de ouro por Joana Vasconcelo­s e Teresa Portela em K2 200m e Fernando Pimenta em K1 1000m, atleta que conquistou ainda mais uma medalha de prata e outra de bronze. Um desempenho que “muito orgulha Portugal” no dia 10 de junho, nas palavras do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Depois do triunfo de sábado que fez dele tricampeão da Europa, Fernando Pimenta voltou ontem a subir ao pódio, e por duas vezes, no último dia de competição, em Belgrado, para receber a medalha de prata em K1 5000 metros, distância na qual é campeão do mundo, e o bronze em K1 500.

O atleta do Benfica, que soma 16 medalhas em Europeus, não escondeu que o objetivo em K1 5000 era chegar ao ouro, mas um toque de um adversário acabou por o atrasar. “Fiz uma boa largada, sabia que tinha de me colocar na frente, porque ia haver muita confusão. A meio, o bielorruss­o bateu no norueguês e esse bateu em mim, levei uma forte pancada na traseira. Não sei se chegaria lá (ao ouro) ou não, mas sei que estava na luta com o alemão”, disse Pimenta, que não esqueceu o triunfo de Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s horas antes: “A equipa está toda de parabéns, é muito bom termos conseguido quatro medalhas”.

Joana Vasconcelo­s e Teresa Portela ganharam em K2 200m, depois de já terem terminado no sétimo lugar em K2 500m. A dupla portuguesa venceu a final em 37,055 segundos, apenas menos 28 milésimos de segundo do que as russas Natalia Podalskaya e Vera Sobetova, segundas classifica­das, e menos 92 do que as polacas Dominika Wlodarczyk e Katarzyna Kolodziejc­zyk. “É sempre bom ganhar uma competição, ainda por cima o campeonato da Europa. Deu-nos algum alento para o Mundial”, disse Teresa Portela, apontando já à prova que terá lugar em agosto, em Montemor-o-Velho.

O desempenho dos canoístas do Benfica nos europeus deixou o presidente Luís Filipe Vieira orgulhoso e com os olhos nos próximos Jogos Olímpicos: “Joana Vasconcelo­s, João Ribeiro, Teresa Portela e Fernando Pimenta são hoje grandes referência­s da modalidade em Portugal, crónicos candidatos nas provas internacio­nais e, neste momento, partilho a ambição de ter duas tripulaçõe­s candidatas a medalhas em Tóquio 2020. Estão todos de parabéns.” K4 em último na final Ainda ontem, Hélder Silva foi sexto na final de C1 200 metros. Em K4 500 metros, João Ribeiro, Messias Baptista, Emanuel Silva e DavidVarel­a não foram além do nono e último lugar na final, em 01.22,396 minutos, a 3,837 segundos da seleção espanhola, que se sagrou campeã.

Marco Apura encerrou a participaç­ão portuguesa com o 15.º lugar em C1 5000, com 25.22,930 minutos, a 2.31,920 minutos do vencedor, o alemão Sebastian Brendel, que revalidou o título, depois de, em K1 200m, Francisca Laia ter concluído a final B no quarto lugar e de Hugo Rocha ter sido oitavo.

Luís Filipe Vieira elogiou atletas do Benfica e revelou ambição: “Ter duas tripulaçõe­s candidatas a medalhas em Tóquio2020”

 ??  ??
 ??  ?? Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s venceram a final com uma vantagem de apenas 28 milésimos de segundo sobre as segundas classifica­das. Fernando Pimenta subiu a todos os lugares do pódio durante o fim de semana para receber ouro, prata e bronze
Teresa Portela e Joana Vasconcelo­s venceram a final com uma vantagem de apenas 28 milésimos de segundo sobre as segundas classifica­das. Fernando Pimenta subiu a todos os lugares do pódio durante o fim de semana para receber ouro, prata e bronze

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal