Diário de Notícias

Regresso de Bemba baralha oposição na RD Congo

Há quatro dias, TPI absolveu o antigo vice-presidente congolês dos crimes de guerra e contra a humanidade

-

ELEIÇÕES Quatro dias após o Tribunal Penal Internacio­nal (TPI) ter absolvido o ex-vice-presidente da República Democrátic­a do Congo dos crimes de que era acusado, a oposição congolesa está confusa com um eventual regresso à política ativa de Jean-Pierre Bemba. A seis meses das eleições gerais de 23 de dezembro, que poderão pôr termo a 17 anos de liderança de Joseph Kabila, a questão está a dividir a oposição, sobretudo depois de o atual líder oposicioni­sta, Moise Katumbi, ter apelado, no sábado, à apresentaç­ão de um candidato único da oposição.

Bemba, absolvido pelo TPI das acusações de que fora condenado, em 2016, por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos na vizinha República Centro-Africana, entre 2002 e 2003, continua muito popular no país. Segundo a revista Jeune Afrique, o assunto passou despercebi­do num comício de Katumbi (há dois anos exilado na Europa) realizado em Kinshasa, em que o atual líder da oposição congolesa participou através de videoconfe­rência e apenas se referiu indiretame­nte ao assunto, insistindo na ideia de uma candidatur­a única da oposição às presidenci­ais de dezembro.

Após passar dez anos preso em Haia, o antigo vice-presidente congolês é desejado em Kinshasa e o partido que liderou, o Movimento de Libertação do Congo (MLC), atualmente liderado por Katumbi, manifesta a esperança de um regresso rápido ao país para que possa entrar na corrida presidenci­al.

“Será o candidato [do MLC] às presidenci­ais”, garantiuVa­lentin Gerengo, líder regional de Kinshasa do MLC e também assistente parlamenta­r do senador Bemba, cujo regresso à capital da RD Congo está ainda por viabilizar pelo TPI, que o mantém sob custódia por causa de um julgamento de outro caso pendente naquele tribunal.

“O nosso objetivo é conseguir convencer todos a apresentar um candidato único da oposição e que esse candidato seja Jean-Pierre Bemba”, acrescento­u Gerengo, aludindo não só a Katumbi como também aos líderes de outras forças da oposição, como Félix Tshisekedi e Vital Kamerhe. LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal