Diário de Notícias

Conduzir sem álcool no RIR dá direito a prémio

Maiores de 18 anos recebem uma pulseira e um apelo ao consumo moderado

- JOANA CAPUCHO

Os jovens condutores que forem apanhados ao volante com uma taxa de álcool no sangue igual a zero pelas equipas do Programa 100% Cool, antes e durante o Rock in Rio Lisboa, vão receber prémios da aplicação My Taxi.

A iniciativa resulta de um protocolo entre a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituos­as (ANEBE), o Rock in Rio e a Divisão de Intervençã­o nos Comportame­ntos Aditivos e nas Dependênci­as (DICAD) da ARS Lisboa, que é assinado hoje, na cidade do rock.

Ao DN, Rui Pedro Duarte, secretário-geral da ANEBE, adianta que a associação vai colaborar com dois programas: o 100% Cool e o Beba com Cabeça. Sem especifica­r datas ou locais, o responsáve­l explica que, no âmbito do primeiro, “vão ser realizadas operações 100% Cool na cidade de Lisboa, em parceria com a PSP, no sentido de premiar a boa conduta ao volante”.

Quem for mandado parar no âmbito dessas operações será também alertado para a importânci­a de uma condução segura. “Vamos relembrar que o álcool e a condução não cabem na mesma equação. Que devem eleger um amigo 100% Cool para levar o carro ou, em alternativ­a, optar por transporte­s públicos”, afirma Rui Duarte.

No ano em que comemora 15 anos de existência, o Programa da ANEBE celebrou uma parceria com a My Taxi, que dará prémios aos jovens condutores que forem apanhados com 0% de álcool durante o festival. Sensibiliz­ação no recinto Ao mesmo tempo, haverá uma “megaoperaç­ão de sensibiliz­ação direta dentro do recinto, via pulseiras, que, distribuíd­as e colocadas através de dezenas de voluntário­s, reconfirma­m a condição legal e obrigatóri­a de maioridade daqueles que acedem aos pontos de venda autorizado­s de bebidas alcoólicas”. Paralelame­nte, os jovens são convidados a usar a “alcoolador­a” do site Beba com Cabeça, “em tempo real de consumo”, para que possam ter uma estimativa do álcool consumido.

Segundo Rui Pedro Duarte, esta é mais uma forma que a ANEBE encontrou para “educar e sensibiliz­ar para padrões de consumo responsáve­is e contribuir para a redução de consumos excessivos”. Uma maneira de “relembrar os participan­tes no RIR que não é inteligent­e misturar álcool e condução”.

Até ao momento, o programa 100% Cool designou mais de 25 mil condutores 100% Cool, em ações feitas em parceria com a PSP e a GNR. Ambas as ferramenta­s estão alinhadas com as metas do programa Plano Nacional para a Redução dos Comportame­ntos Aditivos e das Dependênci­as para a redução do consumo nocivo.

 ??  ?? Taxa de alcoolemia zero dará prémios na aplicação MyTaxi
Taxa de alcoolemia zero dará prémios na aplicação MyTaxi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal