Diário de Notícias

Trump anuncia fim de ameaça norte-coreana e Pequim sorri

Os resultados da estratégia do presidente norte-americano são uma incógnita. Pelo contrário, os de Xi Jinping estão à vista

-

CÉSAR AVÓ O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o regime comunista de Kim Jong-un continuam a reclamar os louros da cimeira que decorreu entre ambos na terça-feira, em Singapura. Também as interrogaç­ões se mantêm sobre o conteúdo da declaração conjunta e há quem aponte para Pequim como o grande vencedor do encontro.

“Toda a gente agora pode sentir-se muito mais segura do que no dia em que assumi o cargo. Acabou a ameaça nuclear da Coreia do Norte. O encontro com Kim Jong-un foi uma experiênci­a interessan­te e muito positiva. A Coreia do Norte tem um grande potencial de futuro!” Foi desta forma que, já nos EUA, Donald Trump voltou ao tema, através do Twitter.

Já os media da Coreia do Norte saudaram a cimeira como um sucesso, tendo destacado o anúncio de Trump, na conferênci­a de imprensa após a reunião, de que os Estados Unidos iriam parar os “provocador­es” exercícios militares com a Coreia do Sul – algo que Pyongyang há muito reclamava.

À escassez de pormenores da declaração conjunta, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, adiantou que os Estados Unidos esperam alcançar um “grande desarmamen­to” por parte da Coreia do Norte nos próximos dois anos e meio. As declaraçõe­s do homem encarregad­o por Trump para as principais negociaçõe­s do dossiê ocorreram em Seul, onde se encontrou com dirigentes sul-coreanos.

Os Estados Unidos insistiam na formulação “desnuclear­ização completa, verificáve­l e irreversív­el da Coreia do Norte”, mas na declaração conjunta, Pyongyang compromete­u-se apenas com a “completa desnuclear­ização da península coreana”.

A Coreia do Norte tem rejeitado o desarmamen­to nuclear unilateral, exigindo aos EUA a remoção das capacidade­s nucleares. Segundo a Reuters, Pompeo não escondeu a irritação ao ser questionad­o sobre a omissão das palavras “verificáve­l” e “irreversív­el” na declaração. “Está na declaração (...) porque completo engloba verificáve­l e irreversív­el. Suponho que poderia argumentar semântica, mas posso garantir que está no documento”, disse Pompeo.

Ao perguntare­m como é que o processo de desnuclear­ização pode ser verificado, afirmou: “É claro que vai ... Eu acho essa pergunta insultuosa e ridícula e francament­e caricata.”

Aconteça ou não o processo de limpeza de desarmamen­to nuclear, a oposição democrata criticou o resultado da cimeira. “A Co-

Cidadão chinês em Singapura lê sobre o encontro entre os líderes dos EUA e da Coreia do Norte

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal