Diário de Notícias

Manuel da Costa. Costela de Cucujães, coração de Casablanca

Pai do central marroquino é português e conta ao DN como ligou para a FPF a dizer que tinha um filho jogador

-

MARROCOS Um português natural de Cucujães (Aveiro) emigra para França (região de Nancy) nos anos 80, conhece uma marroquina de Casablanca, perde-se de amores por ela e nascem quatro descendent­es luso-marroquino­s. Um deles, o único rapaz, quis ser jogador de futebol e conseguiu-o. Hoje vai jogar por Marrocos, país da mãe, contra Portugal, país do pai, o senhor Manuel da Costa, que lhe deu o nome e o ajudou a chegar aos sub-21 portuguese­s.

“Fui eu que liguei para a Federação portuguesa, disse que tinha um filho jogador, e puseram-me em contacto com o Rui Caçador. Pediu-me uns vídeos e depois chamaram-no. Foi assim que tudo começou na seleção portuguesa de sub-21”, contou ao DN o pai do central marroquino, que ainda chegou a ser chamado à seleção principal por Scolari, mas nunca se estreou e por isso pode ser chamado por Marrocos em 2014.

Mas ser internacio­nal marroquino demorou mais do que o esperado. Mais precisamen­te quatro anos. Em 2010, o senhor Manuel recebeu uma chamada de um empresário a perguntar se o filho queria jogar por Marrocos porque o Eric Gerets, que treinou o Marselha e o conhecia bem, ia ser nomeado selecionad­or.

“Dei-lhe o número do meu filho, o Gerets ligou-lhe e ele aceitou, mas não logo. Entretanto, o selecionad­or foi despedido, veio outro (Rachid Taoussi), e depois outro (Hassan Benabicha ) e nunca mais lhe ligaram. Quando chegou o Badou Ezzaki é que o voltaram a contactar e ele, como não tinha recebido nenhuma indicação de Portugal e França, disse Central marroquino tem 32 anos e foi internacio­nal

sub-21 por Portugal que sim”, contou o pai, revelando: “Ficou muito satisfeito por Marrocos se interessar por ele.”

E foi assim que Manu, como lhe chamam, chegou à seleção marroquina e deixou a mãe feliz e o pai de coração partido, mas feliz também. “Não gostei muito, mas tive e tenho de aceitar, assim como a mãe quando ele jogou por Portugal”, confessou o pai, que hoje vai torcer pelo filho contra Portugal: “Vou viver este jogo com muita alegria.Vou ver os dois de que gosto muito e que estão no meu coração e vou torcer pelo meu filho.”

Fama de

boy

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal