Diário de Notícias

O comentador

- JOÃO ALMEIDA MOREIRA, em São Paulo JORNALISTA

Desde há uma semana, a Catedral de São Basílio é a imagem mais vista do Brasil. A Rede Globo instalou estúdios panorâmico­s durante o Mundial de Futebol na Praça Vermelha e é de lá que são exibidos os cinco principais noticiário­s do canal, o Hora Um, o Bom Dia Brasil,o Jornal Hoje, o Jornal Nacional e o Jornal da Globo, além do magazine semanal Fantástico e dos tradiciona­is espaços desportivo­s. As negociaçõe­s para a estação ocupar o espaço mais nobre de Moscovo duraram anos e envolveram segurament­e muito dinheiro, muita burocracia e muita diplomacia.

Além dos 197 enviados à Rússia, a maior emissora brasileira e uma das quatro maiores do mundo, tem outros 200 profission­ais a trabalhar a tempo inteiro na Copa. Estrelas do núcleo dramático da rede, ou seja, atores e atrizes de telenovela­s, são convidadas para abrilhanta­r as emissões. A Globo conta ainda com 31 correspond­entes internacio­nais em cada um dos países participan­tes no evento. As seleções da Alemanha, campeã do mundo, da Argentina, principal rival e berço de Messi, e Portugal, a equipa do astro Cristiano Ronaldo, têm equipas em permanênci­a a cobri-las.

Um jornalista do SporTV, o braço desportivo da Globo, está entretanto a morar e a fazer reportagen­s na Rússia desde o início de maio – de 2017. Os 19 narradores e comentaris­tas do canal escolhidos para o Mundial fo- ram preparados à exaustão para a tarefa, com direito a aulas de russo e exercícios físicos específico­s para aguentarem a pressão.

Mas nem só a Globo, um gigante com mais jornalista­s do que Portugal inteiro, pensou numa grande cobertura. A Fox Sports, que também transmite os 64 jogos, destinou dois canais a cabo para a Copa. Num, os jogos são narrados por jornalista­s com elevado grau de especializ­ação para tentar aproveitar a eventual saturação dos espectador­es com o estilo mais informal da Globo. No outro, as partidas são narradas e comentadas apenas por mulheres. As prévias dos jogos do Brasil, por sua vez, não duram uma ou duas horas, como as dos outros encontros, mas sim 24 ininterrup­tas. Jô Soares, ex-estrela da líder de audiências, é um dos comentador­es exclusivos da Fox.

O desfile de ideias e atrações supostamen­te fora da caixa, de horas de emissão infindávei­s, de rios de dinheiro investidos, não é exclusivo de Globo-SporTV e de Fox Sports: convidados de peso, como Ronaldo Fenómeno, Zico, Tostão, Rivellino, Junior, Casagrande, Vanderlei Luxemburgo, Muricy Ramalho, Carlos Alberto Parreira, Seedorf, Julio Cesar, Deco e mais uma boas centenas de ex-estrelas estão espalhados por Esporte Interativo, da Turner, ESPN, da Disney, Grupo Folha, Grupo Estadão, Editora Abril, Band e outros gigantes dos media.

E, no entanto, o maior furo na cobertura da Copa veio da modesta TVT, filial meio anónima da emissora pública TV Brasil. José Trajano, veterano jornalista brasileiro com um espaço diário no canal, conseguiu atrair para o seu programa, Papo com Zé Trajano, o mais inusitado, controvers­o e mediático de todos os comentador­es: Luiz Inácio Lula da Silva.

Torcedor roxo do Corinthian­s e fã absoluto de futebol, o antigo presidente vê os jogos no aparelho de televisão da cela a que está restrito por ter sido condenado a 12 anos e um mês por corrupção no caso do apartament­o tríplex, depois envia as suas análises por carta para serem lidas por um repórter do canal.

A primeira edição do Gol-Lula, assim é chamada a rubrica, foi na segunda-feira à noite. O candidato sublinhou que os primeiros dias de Mundial demonstrar­am duas coisas: que a Alemanha afinal não é invencível e que o único craque que fez jus ao nome foi Ronaldo.

Sobre o empate do Brasil com a Suíça na estreia, considerou a atuação brasileira dececionan­te, ainda mais depois de tanto prometer nos jogos de qualificaç­ão e nos particular­es de preparação, e que Neymar errou ao tentar resolver tudo sozinho.

E, com o golo supostamen­te irregular dos suíços e um eventual penálti por assinalar por falta sobre Gabriel Jesus, ainda criticou o juiz – no que foi interpreta­do como um ataque subliminar a Sergio Moro. Vai ser sempre assim a cada Gol-Lula...

O maior furo na cobertura da Copa veio da modesta TVT. José Trajano, veterano jornalista brasileiro com um espaço diário no canal, conseguiu atrair para o seu programa o mais inusitado, controvers­o e mediático de todos os comentador­es: Luiz Inácio Lula da Silva

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal