Diário de Notícias

O famigerado laboratóri­o de de Sochi é agora um

No mesmo edifício onde está agora um bar frequentad­o por adeptos que seguem o Mundial, funcionou durante uma década o local onde eram adulterada­s análises antidoping que mancharam para sempre o nome da Rússia

-

ANDREW KEH e REBECCA R. RUIZ como hambúrguer­es com queijo, servidos com um par de luvas pretas de látex (uma recente tendência russa) fornecidas para proteger os clientes dos sucos da carne de vaca.

O cocktail à base de absinto foi batizado Meldonium, que é o nome da substância proibida que levou à suspensão de Maria Sharapova do ténis.

Rodchenkov, há quatro anos, formulou orgulhosam­ente um cocktail conhecido como a Duquesa, uma combinação de três esteroides anabolizan­tes misturados com whisky Chivas Regal para homens e com vermute Martini para mulheres. “Irónico”, comentou Richard Pound, presidente fundador da Agência Mundial Antidoping, que liderou uma investigaç­ão inicial sobre o doping russo. Pound disse que acha que o escândalo lançou uma sombra sobre o Campeonato do Mundo, apesar de “provavelme­nte não ser tão grande ou tão negra como deveria ser”.

O restaurant­e pode brincar com a história do prédio, mas as autoridade­s desportiva­s russas não veem o escândalo com tanto humor, ele valeu ao país uma multa de 15 milhões de dólares no início deste ano. A equipa de atletismo da Rússia permanece impedida de competir globalment­e, e as operações

do país perderam a certificaç­ão dos reguladore­s internacio­nais.

Num momento em que a Rússia está a tentar voltar à comunidade desportiva internacio­nal, algumas trevas permanecem. “Eu acho que ainda há uma sombra”, disse Fernando Camacho, adepto do México de 24 anos, de visita a Sochi vindo de Chester, Nova Jersey. Camacho disse que o facto de ser recordado do escândalo em curso teve um “efeito de arrefecime­nto” na alegria das celebraçõe­s.

As bebidas no restaurant­e, a julgar pelos gritos e comemoraçõ­es entusiasma­das que se seguiram ao apito final na noite de terça-feira, tiveram o efeito oposto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal