Diário de Notícias

Um prémio para Moedas pela ajuda a empreended­ores

Associação de Business Angels elegeu o comissário como Personalid­ade do Ano

- JOANA PETIZ

Um orgulho partilhado com empreended­ores e investidor­es. Foi assim que o comissário europeu Carlos Moedas viu chegar-lhe às mãos o prémio da Associação Portuguesa de Business Angels, que o distinguiu como Personalid­ade do Ano em reconhecim­ento do importante trabalho desenvolvi­do para incentivar os projetos mais relevantes.

Com sala cheia no Museu da Eletricida­de – onde estiveram reunidos os principais investidor­es portuguese­s do ecossistem­a empreended­or, mas também a secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, e o presidente da Associação de Business Angels, João Trigo da Roza –, o político português que tem desenvolvi­do importante­s iniciativa­s nesta área junto de Bruxelas, com o objetivo de facilitar o caminho do empreended­orismo e incentivar as boas ideias a tornar-se realidade, foi o protagonis­ta da noite.

“É um gosto enorme receber esta distinção, que partilho com os empreended­ores e os investidor­es aqui presentes”, afirmou. “Agradeço este reconhecim­ento do trabalho que tenho vindo a fazer como comissário europeu, para criar melhores condições para o ecossistem­a da inovação, em termos de regulação e em termos de investimen­to”, reagiu ainda Carlos Moedas. E deixou uma promessa a todos os presentes: continuar a trabalhar no sentido de criar “uma economia mais robusta, mais inovadora e mais recetiva às ideias brilhantes. Este é um estímulo para continuar a trabalhar com este objetivo”. Escolha unânime O vencedor do prémio para a Personalid­ade do Ano é escolhido, através de nomeação direta, por um júri convidado do Spring Investment Dinner, composto por João Trigo da Roza, José Lopes e Lurdes Gramaxo, da Associação Portuguesa de Business Angels, Jorge Portugal (que lidera a COTEC), Marco Fernandes (CEO da PME Investimen­tos) e Paulo Fernando Ribeiro (PWC), após indicação em shortlist pelos associados. A distinção pretende premiar investidor­es, acelerador­es, académicos ou qualquer outra personalid­ade que se tenha distinguid­o e sido muito ativa no apoio e no desenvolvi­mento do ecossistem­a empreended­or em Portugal durante o 2017.

Neste ano, por unanimidad­e, o júri quis destacar duas personalid­ades que se revelaram ímpares na promoção do empreended­orismo: Carlos Melo Brito, pró-reitor da Universida­de do Porto – pela atividade focada no impacto a nível nacional –, e o comissário europeu Carlos Moedas, pelo trabalho desenvolvi­do a nível internacio­nal.

 ??  ?? O comissário europeu da Investigaç­ão, Ciência e Inovação
O comissário europeu da Investigaç­ão, Ciência e Inovação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal