Diário de Notícias

Sporting versão 2018-2019 arranca hoje ainda sem Sinisa Mihajlovic

Leão vive tempos conturbado­s, perdeu nove futebolist­as fulcrais e presidente pode ser destituído no sábado. Viviano, ex-Sampdoria, chega hoje para suceder a Rui Patrício. Técnico quer jogador que expulsou da seleção

- BRUNO PIRES

Três reforços e quatro regressos para o Sporting, versão 2018-2019. Hoje deve ser anunciada a quarta aquisição, Viviano

Por muito estranho que possa parecer, devido ao clima de guerra civil que se vive pelo poder em Alvalade, começa nesta quinta-feira a época desportiva do Sporting.

Nada será como antes depois do ataque à Academia de Alcochete, que contribuiu para que nove futebolist­as deixassem Alvalade invocando justa causa. A saber: Rui Patrício, William Carvalho, Gelson Martins, Bruno Fernandes, Rúben Ribeiro, Daniel Podence, Bas Dost, Battaglia e Rafael Leão, com a nuance de as rescisões com justa causa destes dois últimos futebolist­as não terem sido comunicada­s à CMVM.

Como reforços estão garantidos, já desde a época passada, o central Marcelo (Rio Ave), o extremo Raphinha (V. Guimarães) e o lateral direito Bruno Gaspar (Fiorentina). Não sendo aquisições, no atual contexto, registam-se regressos importante­s de futebolist­as como Francisco Geraldes, Matheus Pereira, Carlos Mané e Ryan Gauld, sendo que deste quarteto apenas o escocês não terá o seu lugar garantido no plantel.

Hoje iniciam-se os exames médicos em Alvalade sem Lumor e Bruno César, que estão autorizado­s, devido a motivos pessoais, a apresentar­em-se mais tarde.

Quem não estará no arranque é Sinisa Mihajlovic, o primeiro treinador estrangeir­o da era Bruno de Carvalho depois de Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus.

O sérvio encontra-se a trabalhar a todo o vapor na procura de jogadores que possam integrar o plantel leonino. Como se sabe, Bruno de Carvalho avisou que no decorrer desta semana seriam anunciados mais dois ou três jogadores. O primeiro, sabe o DN, é o guarda-redes Viviano, que chega provenient­e da Sampdoria – curioso que este é o segundo negócio que os leões fazem com o emblema transalpin­o no espaço de um ano – o primeiro foi a aquisição de Bruno Fernandes.

Emiliano Viviano foi internacio­nal italiano em seis ocasiões, teve uma experiênci­a pouco profícua no Arsenal de Wenger, deve custar entre dois e três milhões de euros e completa 33 anos a 1 de dezembro próximo. Atento a jogador que expulsou Em Itália garante-se que Mihajlovic também está a envidar esforços no sentido de garantir o compatriot­a Adem Ljajic, jogador que pode atuar a extremo ou atrás do ponta-delança. O futebolist­a de 26 anos foi orientado por Mihajlovic no Torino durante ano e meio e antes tinha protagoniz­ado uma situação de enorme tensão com o treinador.

Conhecido por impor uma liderança forte, Mihajlovic assumiu o cargo de selecionad­or da Sérvia em 2012 e implemento­u um código de conduta que teria de ser assinado por todos os jogadores, insistindo que estes cantassem o hino antes dos jogos. Ljajic não cumpriu e foi expulso da seleção.

Também em Itália garante-se que o treinador está atento ao lateral direito de origem ganesa Claud Adjapong, do Sassuolo e com passado nas seleções jovens de Itália. No entanto, é bom lembrar que o Sporting tem atualmente três laterais direitos: Piccini e Ristovski, que transitam da época passada, e ainda Bruno Gaspar, contratado há menos de duas semanas à Fiorentina. Ainda assim, Piccini deve sair, pois existem propostas, ele que é o único jogador do atual plantel leonino que foi treinado por Mihajlovic, então na Fiorentina, num plantel onde constava o avançado suíço do Benfica Haris Seferovic.

 ??  ?? Bruno de Carvalho elegeu para treinador, pela primeira vez, um estrangeir­o
Bruno de Carvalho elegeu para treinador, pela primeira vez, um estrangeir­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal