Diário de Notícias

Rio Ave de pouca sorte joga com vice-campeão polaco

O treinador José Gomes elogia o Jagielloni­a Bialystok, mas promete uma equipa à altura na 2.ª pré-eliminatór­ia da prova

- MIGUEL HENRIQUES

O Rio Ave sabia antes do sorteio da Liga Europa que estaria a salvo de ter pela frente na segunda eliminatór­ia alguns dos tubarões que andam a nadar por estas águas, mas isso não pôs o clube a salvo de um peixe graúdo: o Jagielloni­a Bialystok, da Polónia.

O clube polaco não tem de todo tradição nas competiçõe­s europeias e mesmo no seu país apenas conta no palmarés com uma Taça da Polónia (2009-10) e uma Supertaça (2010-11). Porém, na época passada esteve até ao final a lutar pelo título, ficando a apenas três pontos do campeão Legia de Varsóvia. Entre os vários nomes que constavam no sorteio, este acaba por ser um dos menos simpáticos nesta fase prematura da prova.

Por seu lado, o Rio Ave, quinto classifica­do do campeonato português, é uma equipa feita de muitas mudanças. Desde logo, saiu o treinador Miguel Cardoso e para o seu lugar entrou José Gomes. O treinador abandonou Portugal na época 2009-10 na companhia de Jesualdo Ferreira de quem era adjunto do FC Porto. Seguiram-se experiênci­as em Espanha, Grécia, Hungria, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos até regressar este ano a Portugal.

Quanto ao plantel, também este sofreu profundas alterações. Dos 11 jogadores mais utilizados na época passada sobram apenas Tarantini e Nélson Monte. Até agora, chegaram seis reforços: Toni Borevkovic, Miguel Rodrigues, Afonso Figueiredo, Murilo Freitas, Bruno Moreira e Buatu. Mas o treinador promete que nos próximos dias chegarão mais jogadores e para todos os setores do plantel.

José Gomes não tem dúvidas das dificuldad­es que a sua equipa terá pela frente nesta eliminatór­ia, até pela evolução que o futebol polaco tem tido nos últimos anos: “Sabemos que é uma equipa forte, que acabou em segundo lugar o seu campeonato marcando tantos golos quanto o campeão. O campeonato polaco está a crescer, eles estão mais evoluídos técnica e taticament­e. Vai ser difícil.”

O Rio Ave regressou ao trabalho na passada segunda-feira, ao passo que o Jagielloni­a Bialystok está numa fase mais adiantada da época, o que poderá fazer a diferença: “A preparação deles está um mês à frente da nossa, vão ter já um jogo oficial antes desta eliminatór­ia, o que faz que acabem por estar mais conhecedor­es do seu real valor”, referiu José Gomes.

O técnico quer por isso fechar o plantel o mais depressa possível para assim preparar devidament­e estes jogos.

A primeira mão está agendada para 26 de julho, na Polónia, e a segunda será a 2 de agosto, em Vila do Conde.

Na última época, o Rio Ave acabou “repescado” para a edição 2018-19 da Liga Europa, em vez do Desportivo das Aves, porque este não requereu a licença para poder competir nas provas europeias.

O Sporting de Braga, quarto classifica­do, só entrará em ação na prova na terceira pré-eliminatór­ia, ao passo que o Sporting já tem garantido um lugar na fase de grupos da prova.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal