Diário de Notícias

QUATRO GOVERNOS

-

23 DE ABRIL DE 2010 › Governo do Pasok, liderado por George Papandreou, pediu o primeiro resgate financeiro. A Grécia recebeu cem mil milhões de euros da troika (FMI, União Europeia e BCE).

21 DE FEVEREIRO DE 2012 › União Europeia concorda com um segundo resgate financeiro para a Grécia no valor de 130 mil milhões de euros.

6 DE MAIO DE 2012 › Os dois maiores partidos gregos, Pasok e Nova Democracia, que aceitaram medidas de austeridad­e em troca de ajuda externa, saem fortemente penalizado­s das eleições legislativ­as. Syriza de Alexis Tsipras fica em segundo.

17 DE JUNHO DE 2012 › Na ausência de acordo para formar um governo, são realizadas novas eleições. Syriza fica de novo em segundo. Coligação liderada pela Nova Democracia de Antonis Samaras chega ao poder.

25 DE JANEIRO DE 2015 › Syriza de Tsipras ganha eleições legislativ­as, promete expulsar a troika da Grécia e coliga-se com os Gregos Independen­tes (ANEL). Em agosto desse ano, Tsipras demite-se, numa tentativa de se relegitima­r a nível interno, depois de convocar um referendo sobre as condições de um terceiro resgate (de 86 mil milhões de euros) e de, com isso, provocar um controlo de capitais que deixou o país em pânico.

20 DE SETEMBRO DE 2015 › Syriza de Tsipras vence eleições, renova coligação com o ANEL, mais independen­tes e ecologista­s.

22 DE JUNHO DE 2018 › Eurogrupo anuncia que Grécia vai regressar aos mercados a 20 de agosto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal