Diário de Notícias

O Kosovo intrometeu-se no Sérvia-Suíça e venceu o jogo

Shaqiri e Xhaka marcaram os golos que deram o triunfo ao país que os acolheu, protagoniz­ando a primeira reviravolt­a no Mundial

-

Com forte teor político e jogado em Kaliningra­do, o Sérvia-Suíça acabou por deixar os helvéticos com um pé nos oitavos-de-final, ao protagoniz­arem a primeira reviravolt­a na prova, na segunda jornada do grupo E. Foi a primeira vez que uma equipa começou a perder e acabou a ganhar o jogo (2-1).

O jogo começou melhor para a Sérvia, com um golo de Mitrovic aos cinco minutos. Tudo parecia encaminhar-se para mais um triunfo da equipa de Matic e companhia, tal o pendor ofensivo dos sérvios. O relógio suíço só despertou no segundo tempo e com uma ajuda do Kosovo. Um golaço de Granit Xhaka, filho de pais kosovares, deu o mote para a revolução kosovar, já que o jogo acabaria por ser decidido por Shaqiri, nascido em Gjilan, no Kosovo, território que declarou independên­cia da Sérvia em 2008.

Os adeptos sérvios bem tentaram irritar os suíços ao cantar hinos nacionalis­tas como Kosovo je Srbija (Kosovo É Sérvia), como referência à terra natal dos suíços Behrami e Xherdan Shaqiri. E foi a principal referência do futebol suíço, que ainda joga com a bandeira do Kosovo numa das chuteiras, a dar a vitória ao país que o acolheu a ele e aos pais como refugiados.

Na última ronda, marcada para quarta-feira, a Suíça só depende de si própria para se apurar, bastando-lhe empatar com a já eliminada Costa Rica. Já a Sérvia também tem o destino nas mãos, mas a sua missão é mais difícil , tendo em conta que terá de bater o Brasil, que ontem venceu a Costa Rica (ver texto

ao lado).

 ??  ?? Shaqiri deu o triunfo à Suíça frente à Sérvia
Shaqiri deu o triunfo à Suíça frente à Sérvia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal