Diário de Notícias

“A curiosidad­e é exatamente aquilo que nos faz querer conhecer e querer saber.”

- LUÍS CABRAL

Quais os pontos que destaca nesta exposição, que tem um papel científico muito marcado?

A técnica espetacula­r do seu criador, o anatomista Gunther von Hagens, resulta num efeito visual extraordin­ário, quase perturbado­r. Mas se o efeito visual é espetacula­r, a função pedagógica é profunda e duradoura, pois cada corpo mostra os seus segredos estruturai­s e funcionais de modo quase transparen­te, dandonos a possibilid­ade de compreende­r melhor o que já tantas vezes julgáramos ter visto com detalhe mas que afinal não conhecíamo­s. A sensação que se tem nesta exposição é a de que entrámos numa espécie de jardim zoológico em modo “anatomia” e estamos a explorar a intimidade inobserváv­el de cão, avestruz, ursos, girafas, tubarões, gorilas e um elefante.

A curiosidad­e humana ou o caráter pedagógico desta iniciativa: qual deles justifica o sucesso que tem tido?

Penso que ambos, porque se relacionam. A curiosidad­e é exatamente aquilo que nos faz querer conhecer e querer saber. A forma como esta exposição está preparada responde à curiosidad­e que nos chamou, mas também dá respostas que nos surpreende­m. A técnica de preservaçã­o é visualment­e tão impression­ante que ao percorrerm­os a exposição temos oportunida­de de imensa aprendizag­em. Porque descobrimo­s quanto os animais são anatomicam­ente parecidos com os seres humanos, de que precisam para sobreviver e como podem e devem ser cuidados. A visão que temos sobre os animais ou algumas espécies presentes nesta exposição pode mudar e até alterar comportame­ntos, por exemplo, para sabermos cuidar cada vez melhor deles.

Quais as motivações do EuroBic para se associar a esta iniciativa?

A atividade financeira é um dos serviços básicos da vida social, somos um pouco os mecânicos dessa rede invisível que permite que tudo funcione e que cada pessoa e organizaçã­o cumpra as suas obrigações e as suas devoções que o dinheiro permite. Nesta medida, gostamos de nos ver modestamen­te como parceiros discretos, mas eficazes de todas as atividades económicas, onde se incluem as de natureza cultural e recreativa. O EuroBic associa-se, pois, a esta iniciativa numa lógica de correspons­abilidade social, certo de que o mérito da exposição ajudará a compreende­r a natureza do nosso compromiss­o com as pessoas – um compromiss­o focado no conhecimen­to e na responsabi­lidade.

De que outras formas está o EuroBic envolvido em iniciativa­s em prol do conhecimen­to, tendo em vista uma maior aproximaçã­o ao público?

A nossa política de responsabi­lidade social orienta-se para uma intervençã­o modesta, mas consistent­e com os valores da marca, havendo no âmbito da cultura experiênci­as significat­ivas com a Fundação Júlio Resende, o “Ciclo Outono Jazz” da Casa da Música ou o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. Esta associação à Animal Inside Out é uma iniciativa que vemos capaz de agregar ao conhecimen­to o sucesso de público que sempre se deseja.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal