Diário de Notícias

Ronaldo vale mais do dobro de todos os 23 jogadores da seleção do Irão

CR7 está avaliado em 100 milhões de euros e a seleção nacional vale dez vezes mais do que os asiáticos. Mas atenção que em campo o dinheiro não conta...

- CARLOS NOGUEIRA

Há uma diferença abismal entre as seleções de Portugal e do Irão, que amanhã (19.00) se vão defrontar em Saransk, na última jornada do grupo B, numa partida decisiva para o apuramento para os oitavos-de-final. E essa diferença tem que ver com o valor de mercado dos jogadores das duas seleções. Só Cristiano Ronaldo, por exemplo, vale mais do dobro dos 23 convocados por Carlos Queiroz para este Mundial 2018.

A estrela portuguesa está avaliada, de acordo com o site transferma­rkt.com, em 100 milhões de euros, enquanto todos os jogadores iranianos totalizam apenas 48,3 milhões de euros, sendo o futebolist­a mais cotado o extremo-direito Alireza Jahanbakhs­h, que recolhe os frutos de ter sido o melhor marcador do campeonato holandês ao serviço do AZ Alkmaar. O goleador iraniano está avaliado em 12 milhões de euros, o que o coloca à frente de sete jogadores portuguese­s, que curiosamen­te já ultrapassa­ram a barreira dos 30 anos: João Moutinho (10 milhões de euros), Manuel Fernandes (5,4), Ricardo Quaresma (2), Pepe (2), José Fonte (2), Beto (600 mil euros) e Bruno Alves (500 mil euros).

Bernardo Silva é o outro jogador da seleção nacional que tem uma avaliação ligeiramen­te superior a todos os futebolist­as do Irão, pois o médio do Manchester City está cotado em 50 milhões de euros, mais 1,7 milhões do que a seleção asiática. Refira-se que Gonçalo Guedes está avaliado em 40 milhões de euros, apenas 8,3 milhões abaixo do plantel iraniano. De resto, Portugal tem mais nove jogadores cotados acima dos 20 milhões de euros, casos de Gelson Martins (35), Bruno Fernandes (30), William Carvalho (25), João Mário (25), André Silva (22), Rúben Dias (22), Adrien Silva (20), Anthony Lopes (20) e Ricardo Pereira (20).

Os 23 convocados por Fernando Santos estão avaliados em 494,5 milhões de euros, ou seja, dez vezes mais do que a seleção iraniana, que tem como segundo jogador melhor cotado o ponta-de-lança Sardar Azmou, de 23 anos, que desde janeiro de 2013 joga na Liga russa, representa­ndo agora o Rubin Kazan, depois de ter estado emprestado ao Rostov. O terceiro jogador melhor cotado é o avançado Karim Ansarifard, de 28 anos, que alinha na Grécia e que em janeiro foi contratado pelo Olympiacos ao Panionios no início da época de 2017-18. Oito iranianos valem menos de um milhão Os restantes jogadores iranianos estão todos avaliados abaixo dos três milhões de euros, sendo que oito deles valem menos de um milhão de euros. Refira-se que o transferma­rkt.com atribui a Amir Abedzadeh, guarda-redes do Marítimo, um milhão de euros de valor de mercado, sendo o jogador menos cotado o defesa Pejman Montazeri, de 34 anos, que é um dos nove jogadores que ainda estão no campeonato do Irão. Este central experiente, que não foi utilizado nos dois jogos da sua seleção no Mundial da Rússia, representa o Esteghlal Teerão, terceiro classifica­do do campeonato.

Apesar de ter um valor de mercado tão baixo, a verdade é que a seleção do Irão está na luta pelo apuramento para os oitavos-de-final, uma proeza que alcançará pela segunda vez no seu historial se vencer Portugal na partida marcada para Saransk.

Só que para isso terá de anular o homem do momento no Mundial 2018: Cristiano Ronaldo. A estrela portuguesa leva quatro golos marcados em dois jogos e as exibições têm-no confirmado como o melhor jogador do mundo. Contudo, o facto de ter um valor de mercado superior a toda a equipa do Irão não é suficiente para que Portugal vença a partida, até porque quando o árbitro apitar para o início do jogo, os milhões não contam.

E a prova disso é que a seleção de Carlos Queiroz venceu Marrocos, cujos jogadores têm 129,45 milhões de euros de valor de mercado, mais do dobro dos iranianos, e fez sofrer a poderosa Espanha, campeã do mundo em 2010, que só conseguiu vencer por 1-0.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal