Diário de Notícias

Lifeline: deputado do PCP pernoita a bordo do navio

MALTA João Pimenta Lopes indicou que tinha a intenção de pernoitar na embarcação com 234 migrantes que está ao largo de Malta

-

O eurodeputa­do do PCP João Pimenta Lopes pretendia ontem pernoitar a bordo do navio Lifeline, “ao largo da ilha de Malta”, impedido de atracar em “qualquer porto de desembarqu­e na Europa”, esclarecia um comunicado divulgado à imprensa pelos comunistas.

No navio encontram-se “234 pessoas resgatadas durante a travessia do Mediterrân­eo”, numa situação descrita no comunicado como “dramática”. A missão do eurodeputa­do será “tomar conhecimen­to da situação humanitári­a a bordo, manifestar a solidaried­ade dos comunistas portuguese­s a todas as pessoas resgatadas, denunciar a desumanida­de das políticas migratória­s e de asilo da UE”. Além disto, promete “exigir uma solução que permita o desembarqu­e” e respetivo “acolhiment­o” de todas as pessoas que se encontram a bordo.

Entretanto, a presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau, veio criticar a atuação das autoridade­s no Mediterrân­eo, oferecendo os portos da sua cidade como abrigo para o desembarqu­e das pessoas resgatadas das águas.

“Neste momento, mais de mil pessoas estão à deriva em sete barcos e a Itália pretende deixá-los nas mãos da Líbia, onde as pessoas são torturadas, estupradas e escravizad­as”, escreveu Colau, numa mensagem divulgada no Twitter.

Na quarta-feira, a ONG alemã Lifeline resgatou 234 pessoas do mar, entra as quais quatro crianças, a poucos quilómetro­s da costa da Líbia. Até hoje, Itália e Malta têm recusado o desembarqu­e dos migrantes nos seus portos. J.F.G

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal