Diário de Notícias

Dia 1 do Sporting pós-Bruno faz-se com Sousa Cintra no comando da SAD Comissão de gestão entra hoje em funções. Torres Pereira fica na liderança do clube e deixa a SAD nas mãos do ex-presidente

- ISAURA ALMEIDA

Sousa Cintra na presidênci­a da SAD e Artur Torres Pereira na liderança do clube. Estas são as duas principais medidas tomadas pela comissão de gestão que hoje vai dar início ao Sporting pós-Bruno de Carvalho. A passagem da pasta não será pacífica a avaliar pela reação do presidente destituído, que prometeu “dar luta” e ir a votos no dia 8 de setembro.

Minutos depois de acabar a conferênci­a de imprensa da comissão de gestão, o presidente destituído em assembleia geral (AG), no sábado, voltou ao Facebook para anunciar que mudou de ideias e que ia impugnar a AG que o destituiu e que iria... recandidat­ar-se. Bruno de Carvalho tinha dito após a reunião magna que se declarava derrotado e ia hoje mesmo entregar o cartão de sócio e deixar inclusive de ser adepto. Mas mudou de ideias (ver texto secundário). Mas para já mandam Torres Pereira e Sousa Cintra. Sousa Cintra na SAD “É um desafio muito grande. A SAD tem o presidente, que sou eu, e o da direção, Artur Torres Pereira. Teremos dois presidente­s. Não vamos andar à tona”, avisou Sousa Cintra, o novo líder da sociedade leonina cotada em bolsa, dando a cara à luta: “Sempre lutámos para sermos campeões, e é isso que vai acontecer.Vamos lutar para ser campeões.”

Calejado e prudente nas respostas, Cintra, que já liderou os destinos do clube (ver texto ao lado), falou de tudo com cautelas e sem anunciar medidas de fundo antes de tomar o pulso à realidade da SAD. “Só depois de lá entrarmos e vermos com os auditores é que saberemos a situação real. Consta que não está nada bom. Mas como dos fracos não reza a história, decidi aceitar o desafio”, avisou o líder sem medo, prometendo que o “Sporting vai continuar a ser grande e talvez até maior do que já foi”.

Dossiês como o do orçamento, a abordagem à época, o novo treinador, o diretor desportivo e as rescisões dos nove jogadores marcarão a agenda do novo líder nos próximos tempos. E soube o DN que a prioridade da comissão de gestão é assegurar que os jogadores que rescindira­m saiam mediante verba compensató­ria, já que é pouco provável que William, Gelson, Bruno Fernandes, Battaglia, Rúben Ribeiro, Podence, Rafael Leão e Bas Dost voltem atrás na decisão de abandonar Alvalade.

E o treinador Mihajlovic é para manter? “É compreensí­vel que perguntem, mas tenham paciência, brevemente teremos condições para falar”, respondeu Cintra, sem se alongar. No entanto, segundo apurou o DN, o técnico não tem qualquer adenda ou cláusula contratual que anule o acordo.

Mas seja quem for o treinador a iniciar a época, há algo que os adversário­s devem ter em conta. “Entramos neste campeonato para ser campeões, é muito difícil mas não impossível. O Sporting vai continuar a ser grande e se possível ainda maior”, repetiu Cintra, sem abordar o futuro de Augusto Inácio e demarcando-se do próximo ato eleitoral: “Depois das eleições virão outros. Quero deixar trabalho feito.” Comissão não remunerada Torres Pereira vai liderar o clube e fez questão de esclarecer que os 11 elementos da comissão de gestão não serão pagos nem aceitarão fazer parte de uma qualquer lista eleitoral no futuro. “Que fique claro que o nosso espírito é o de contribuir para dar de novo alegrias. Nenhum de nós está aqui a não ser para servir o Sporting”, disse o antigo vice-presidente leonino, que agora substituir­á Bruno de Carvalho no clube.

O novo líder informou ainda que será pedida uma auditoria forense às contas do clube, sem adiantar se as mesmas podem resultar em processos-crime idênticos ao que a direção agora destituída moveu contra outros ex-presidente­s.

O que fará a comissão de gestão nos próximos dias? “Vamos definir pelouros de cada membro, ter conversas com responsáve­is dos vários departamen­tos e depois da parte da manhã de terça a reunião com os funcionári­os, para que possa voltar a paz ao Sporting. Queremos sarar as feridas que foram abertas”, informou Torres Pereira, revelando uma das prioridade­s: A Gala do Sporting, no dia 29.

Primeira medida da comissão de gestão é reunir-se com funcionári­os do clube e da SAD já hoje e garantir-lhes “estabilida­de”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal