Diário de Notícias

Despediu Robson no avião e não quis contratar Mark Knopfler

-

SPORTING Sousa Cintra está de volta. Depois de liderar os destinos do clube entre 1989 e 1995, o empresário prepara-se para presidir à SAD A 23 de junho de 1989, o empresário José de Sousa Cintra assumia a presidênci­a do Sporting, cargo que exerceu até 1995. Começou por segurar os jovens Figo e Peixe, que ao que se dizia estavam a caminho do Benfica, e apostou na contrataçã­o de alguns grandes jogadores, mas nunca conseguiu ser campeão.

Saiu desgastado em 1995 e afastou-se das lides leoninas até há cinco anos, quando apareceu ao lado de Bruno de Carvalho. O empresário de sucesso está agora de volta a Alvalade, para ocupar a cadeira do homem que apoiou e que agora caiu em desgraça – Cintra foi ontem nomeado para a presidênci­a da SAD do clube, algo que no tempo dele não existia.

Foi Sousa Cintra que protagoniz­ou o verão quente de 1993. Chegou a Alvalade com Paulo Sousa e Pacheco (rescindira­m contrato com o Benfica, por terem os salários em atraso), numa limusina branca, para os apresentar como jogadores do Sporting . Ainda tentou levar João Pinto, mas não conseguiu...

Temperamen­tal, contratou e despediu Bobby Robson, e a sua equipa técnica composta por Manuel Fernandes e José Mourinho, em pleno voo de regresso após uma derrota, por 3-0, com o Casino Salzburgo, na Áustria. Viria depois a contratar Carlos Queiroz.

Durante o seu reinado foram muitas as gafes que o notabiliza­ram pelo excelente jogo de cintura. Certa vez interrompe­u a entrevista à TSF para contar o que acabara de lhe acontecer. “Agora parti o vidro aqui do meu carro, pá... Que granda porra. Estava a beber uma água. É preciso um gajo ser estúpido. É inacreditá­vel. Como é que é possível eu fazer uma coisa destas? Pensei que tinha o vidro aberto.”

Nunca dava a parte de fraco, nem mesmo quando lhe perguntara­m por Mark Knopfler... Estávamos em abril de 1992 e os Dire Straits preparavam-se para atuar no Estádio José Alvalade. Quando o questionar­am acerca do que pensava sobre o guitarrist­a e vocalista da banda, Mark Knopfler, José de Sousa Cintra respondeu: “É um bom jogador, mas o plantel está fechado.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal