Diário de Notícias

O mundo está... inquieto

-

As alterações à legislação laboral estão a deixar os trabalhado­res portuguese­s preocupado­s. A greve dos professore­s que impediu que fossem lançadas as notas dos exames dos alunos deixa as famílias destroçada­s neste verão. A não revelação dos grandes devedores ao banco público, Caixa Geral de Depósitos, provoca (ainda mais) desconfian­ça entre os portuguese­s. Lá fora, as leis protecioni­stas de Trump preocupam os empresário­s, e na Europa o acordo encontrado no Conselho Europeu para a imigração sabe a pouco e não foi bonita de ver a guerra entre a Alemanha e a Áustria, só para citar um exemplo, e a troca de palavras acerca da falta de humanismo.

O que querem e para onde caminham Portugal e a Europa? Devemos questionar-nos enquanto cidadãos, eleitores e, nalguns casos, decisores. Se há umas décadas alguns temiam por uma Europa federalist­a, hoje devemos recear uma desagregaç­ão deste grande bloco económico, que, na sua grande maioria, ainda é humanista.

Sem uma Europa forte, Portugal vai começar a sofrer abanões. Como afirma Artur Santos Silva, ex-presidente do BPI e atual líder da Fundação La Caixa em Portugal, em entrevista nesta edição, para o país continuar no bom caminho é “importante que a Espanha continue a crescer, que é o nosso principal mercado, e que a Europa, sendo o maior destino das nossas exportaçõe­s, não arranje mais problemas. Ainda agora tivemos este pequeno sobressalt­o na Alemanha, se haveria uma crise ou não no país que é hoje a grande âncora das políticas europeias e a esperança que temos de que as políticas europeias correspond­am à necessidad­es deste grande espaço. Para mim o que é importante é que a Europa continue com uma saúde não inferior à que tem hoje e sobretudo que seja travado o protecioni­smo cego da política americana, que ninguém compreende”. Palavras de quem tem a banca nas veias e que está preocupado com o rumo da Europa mas também, e ainda, com o sistema financeiro nacional. Pode ler aqui uma parte desta entrevista, gravada no Porto, e toda a conversa em www.dinheirovi­vo.pt.

Bom domingo!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal