Diário de Notícias

beActive O Nuno calçou as luvas de boxe e foi à luta

O filme Gabriel chega ao cinema em finais de setembro. Nuno Bernardo quer atrair investidor­es estrangeir­os para série que quer filmar em Tomar depois do verão.

- —ANA MARCELA ana.marcela@dinheirovi­vo.pt

A produtora de Nuno Bernardo faz jus ao nome: beActive (seja ativo). Acaba de licenciar a série

Amnésia para os EUA e Canadá, em setembro chega às salas de cinema com Gabriel e, depois do verão, quer começar a filmar em Tomar a série O Colégio do Templo. Fechou 2017 com 700 mil euros de faturação (+22%) e neste ano conta chegar próximo de um milhão.

Diário de Sofia foi como tudo começou há 15 anos. E logo com um olho no mercado externo. “A venda em 2006 do Diário de Sofia à Sony Pictures abriu muitas portas a nível internacio­nal. Basicament­e colocou-nos no mapa e permitiu que estivéssem­os envolvidos em projetos em diferentes partes do globo”, diz Nuno Bernardo. Coproduzir­am no Canadá The Line (com Linda “Terminator” Hamilton), Living in Your Car (Ivo Canelas, Lúcia Moniz e Rita Pereira) para a HBO; a versão inglesa e chinesa de Diário de Sofia; no Brasil O Castigo Final. Agora fecharam um acordo de licenciame­nto com a Keshet Digital Studios para adaptação da série Amnésia, inicialmen­te produzida para a RTP, para os EUA e Canadá. “Esperamos que este acordo com a Keshet venha reforçar o posicionam­ento da beActive enquanto força criativa com capacidade de criar e contar histórias à escala global.”

A dimensão do mercado interno e as suas especifici­dades torna difícil produzir entretenim­ento a pensar no exterior. “Compradore­s procuram diversidad­e, inovação e, acima de tudo, sucesso. Se não tens espaço em Portugal para inovares, arriscares e fazeres coisas diferentes, para falhares e errares, torna-se difícil teres um portfólio crescente de obras que possas vender ou licenciar para adaptações internacio­nais.”

Nuno Bernardo rejeita o papel da beActive (uma “produtora-boutique”) como David num filme contra os Golias de Holly-wood. “Foi sempre um David com Golias. O nosso foco sempre foi criar histórias universais que pudessem ser produzidas em escala reduzida em Portugal e, em caso de sucesso entre portas, vendê-las na maior parte dos casos enquanto formato para outras geografias.”

Depois do verão começam a filmar em Tomar um piloto para uma série infantojuv­enil situada num colégio interno internacio­nal e com ligação à história dos Templários: O Colégio do Templo. Têm assegurado um investimen­to de 150 mil euros. “O objetivo é usar o piloto para atrair investimen­to financeiro externo que nos permita gravar 13 episódios da série”, a abrigo do novo fundo de Apoio ao Turismo, Cinema e Audiovisua­l.

Já estiveram em Espanha no Connecta Fiction, mercado ibero-americano de produção televisiva. “Tivemos contactos e solicitaçõ­es de empresas francesas, belgas e norte-americanas”, revela.

Gabriel chega depois do verão a cerca de 20 salas de cinema nacionais. O filme, rodado 95% no bairo dos Olivais, com Igor “Eusébio” Regalla como protagonis­ta, conta a história de um jovem cabo-verdiano que vem para Lisboa após a morte da mãe em busca do pai, mas acaba por se envolver com um gangue local e vai ter de calçar as luvas para ajudar o pai. Teve um orçamento de 400 mil euros.

É o quinto filme da produtora. O primeiro foi The Knot, uma coprodução com o Reino Unido (com Catarina Wallenstei­n e Mena Suvari, de Beleza Americana)e distribuíd­o pela Universal Pictures; seguiu-se Beat Girl e Collider. “Já foram vendidos para mais de 50 países, a sua maioria para serviços de VoD (Video on Demand) e televisão.” Vê por isso como “positivo” a chegada de operadores como a Netflix ou Amazon. Nos EUA já produziram para a HBO e Beat Girl passou no Hulu. “Já abordámos a única plataforma que está a operar em Portugal [Netflix], mas como, ao contrário de outros países, este operador não tem, ainda, tido uma posição ativa no financiame­nto de produções locais, esperamos que venha a mudar e que novas plataforma­s entrem neste mercado.”

Diário de Sofia, Beat

Girl e Collider são algumas das séries da beActive cujos formatos foram vendidos para os mercados como EUA, China ou Brasil.

 ?? FOTO: D.R ?? Nuno Bernardo com Igor Regalla, o protagonis­ta de Gabriel. Filme chega às salas no final de setembro.
FOTO: D.R Nuno Bernardo com Igor Regalla, o protagonis­ta de Gabriel. Filme chega às salas no final de setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal