Diário de Notícias

Sensores para controlar vinho

Winegrid rastreia a produção de vinho desde a prensa até ao engarrafam­ento, medindo em tempo real a temperatur­a, o nível, a densidade, a cor e a turvação.

- —ZULAY COSTA redacao@dinheirovi­vo.pt

A próxima vez que degustar um bom copo de vinho, saiba que por detrás pode estar a tecnologia Winegrid, desenvolvi­da pela Watgrid a partir das suas instalaçõe­s no Parque de Ciência e Inovação, em Ílhavo.

A empresa foi criada em 2014, no seguimento de trabalhos iniciados em meio académico por Rogério Nogueira, professor na Universida­de de Aveiro, e Lúcia Bilro, aluna de doutoramen­to. Desenvolvi­am tecnologia para monitoriza­r líquidos e, inicialmen­te, estudaram a viabilidad­e do produto para aplicação em água. Mas à medida que o projeto evoluía, perceberam que tinha caracterís­ticas interessan­tes que poderiam ser aplicadas no mercado do vinho.

O que é o Winegrid?

Acontece que, desde a prensa à fermentaçã­o e à fase de estágio, o vinho passa por várias fases. Em cada uma delas, há diferentes parâmetros que é importante controlar para se ter um produto de qualidade. “Nós desenvolve­mos sensores de cinco parâmetros que são críticos em várias fases de produção de vinho: a temperatur­a, o nível, a densidade, a cor e a turvação”, explica a investigad­ora Lúcia Bilro.

Na fase da prensa, por exemplo, é preciso controlar a cor e a turvação. Na fermentaçã­o é a densidade e a temperatur­a (a densidade é o parâmetro que permite perceber a degradação de açúcar e produção de álcool). Na fase de estágio, um dos parâmetros mais importante­s é a redução de nível dentro da barrica, que decorre devido a trocas gasosas ou fenómenos relacionad­os com a madeira.

“Com este produto, é possível digitaliza­r os diferentes processos, permitindo a rastreabil­idade desde que a uva chega à adega até que o vinho está pronto para ser engarrafad­o, em tempo real”, acrescenta Lúcia Bilro. É assim possível acompanhar as diferentes necessidad­es em cada fase da produção e retirar trabalho aos enólogos e técnicos, que têm de fazer trabalhos rotineiros de

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal