Diário de Notícias

“O mais importante é ser googlado e os meus filhos não se envergonha­rem”

Tim Vieira. Empresário nascido em Joanesburg­o, diz que a sua preocupaçã­o é dar o exemplo e não acumular dinheiro só porque sim

-

Na Tim’s Garage, escritório sui generis do empresário lusodescen­dente Tim Vieira em Cascais, há pelo menos duas dezenas de carros e motos de luxo, de Porsche a Harley Davidson ouVespa. E mais um sem-número de máquinas de jogos (pinball ou flippers).

“Guardo o espírito de uma pessoa jovem, não levo a vida muito a sério. Tenho aqui um bocado das minhas paixões e partilho também isso com outros. Eu podia ter mais dinheiro, mas divertia-me menos”, conta ao DN o homem que tem negócios em áreas que vão desde as plantações de framboesas em herdades da Zambujeira do Mar às agências de publicidad­e em Angola, passando pelo imobiliári­o, até uma produtora de filmes.

Nascido em Joanesburg­o, na África do Sul, há 42 anos, TimVieira está de forma mais permanente em Portugal há quatro. Foi um dos financiado­res do programa da SIC Shark Tank. Esteve perto de Mandela duas vezes. Não falou com ele. Mas também não precisou. O exemplo que ele deixou, parasi,é tudo. “Para mim, Nelson é um homem muito especial, que marcou não só a África do Sul mas o mundo inteiro. É um líder que soube sair da prisão 27 anos depois e, em vez de querer vingança, o que fez foi construir e unir. Usou o amor e o perdão para mudar o país.”

Tim é um empreended­or, self-made man, que gosta de apoiar empreended­ores. “Na África do Sul não acabei o curso, por isso não sou, like, licenciado, não é?! Sempre foi de um negócio para o outro. Foi sempre a tentar ver oportunida­des. Foi a universida­de da vida [risos].” Como empresário, uma das lições de Mandela que aplica é a de liderar a partir do exemplo. Máxima de vida que usa também como pai de três filhos. “Quero deixar-lhes exemplo e experiênci­as. O resto, o dinheiro, às vezes até é um problema. A prioridade é ensinar-lhes valores.” O mais importante, sublinha, de novo entre risos, “é um dia sermos googlados e os nossos filhos não se envergonha­rem do que vão encontrar sobre nós”.

 ??  ?? Empresário nascido na África do Sul diz que o exemplo é tudo.
Empresário nascido na África do Sul diz que o exemplo é tudo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal