Diário de Notícias

As tarifas que ameaçam a Europa

-

—22 de janeiro

A Administra­ção Trump deu início à imposição de novas tarifas dizendo querer proteger indústrias e empregos americanos. O primeiro alvo foram máquinas de lavar e painéis solares da China e da Coreia do Sul, com sobretaxas de até 50%.

—8 de março

Os EUA invocaram razões de segurança nacional para começarem a cobrar tarifas de 25% sobre aço e de 10% sobre alumínio importados. Canadá, México e União Europeia ficaram isentos da medida até 31 de maio.

—18 de maio

A União Europeia ameaçou retaliar a 25%, avançando com uma lista de produtos americanos que inclui desde tabaco e whisky a embarcaçõe­s de recreio, motorizada­s, jeans e baralhos de cartas. Algumas das taxas estão em vigor desde junho.

—23 de maio

Depois do aço e do alumínio, os automóveis. O Departamen­to de Comércio americano iniciou uma investigaç­ão às importaçõe­s de veículos e componente­s. Canadá, Japão, México e Alemanha são os principais vendedores aos EUA.

—25 de julho

Antes do final do mês, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, vai reunir-se com Donald Trump. A revista Politico, que avança a data, diz que em cima da mesa estarão três opções de negociação que dividem França e Alemanha. Paris não quer concessões antes de um recuo americano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal