Diário de Notícias

A cidade onde nasceu não quer saber dela

- TEXTO Ferreira Fernandes

Há uma chave da cidade oferecida (e, afinal, não...) à mais famosa filha da terra. Há uma frase infeliz que ainda hoje os conterrâne­os não perdoam. Na sua terra natal, não há uma só tabuleta,

nem uma estátua, nem um cartaz “Madonna almoçou aqui”, nem nada que evoque a cantora mais famosa do mundo.

Fomos a Bay City ver o que não há.

Os Grandes Lagos americanos são cinco, estão unidos por canais e muitas vezes gelados. O lago Michigan tem Chicago e o Ontário tem Toronto, e ambas as cidades são razões para lá ir; o Erie tem uma boa razão para lá não ir, Cleveland, e o lago Superior, como o seu nome indica, mais a norte, tem ainda mais frio. Finalmente, há o lago Huron, com a cidade de Bay City, onde nasceu Madonna. Onde ela não vai e não há nenhuma placa a dizer que ela nasceu lá.

Bay City pode visitar-se vendo Fargo, o filme ou a série. A cidade de Fargo, no Dakota do Norte, fica mais a oeste, mas sempre lá em cima, com neve a mais, clima sinistro que entra pelos ossos e pelos hábitos das pessoas, apesar dos casacos grossos e aos quadrados dos lenhadores. Numa campanha eleitoral, a última de Obama, em 2012, eu estava em Cleveland, porque era no Ohio e este estado é sempre dançarino em votos. Mas uma campanha

 ??  ?? Madonna nasceu em Bay City, vilória nas margens do lago Huron, na fronteira americana com o Canadá. Aborrecida, varrida pelo vento frio, cidade sem histórias, exceto esta: Madonna e Bay City estão há muito de relações cortadas.
Madonna nasceu em Bay City, vilória nas margens do lago Huron, na fronteira americana com o Canadá. Aborrecida, varrida pelo vento frio, cidade sem histórias, exceto esta: Madonna e Bay City estão há muito de relações cortadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal