Diário de Notícias

Ficção estrangeir­a

-

UMA VELHA HISTÓRIA

Editora D. Quixote Jonathan Littell refaz original de 2012

Após o sucesso mundial de As

Benevolent­es, Jonathan Littell pega numa sua curta narrativa de 2012 e reescreve-a sob forma obsessiva em sete capítulos, sempre com o mesmo início de um narrador que sai de uma piscina, variações em torno do mesmo tema. Um nadador que entra num corredor obscuro e enfrenta os seus pesadelos familiares ou sociais. Devastador.

ANOITECER NO PARAÍSO

Editora Alfaguara Mais 22 inéditos de Lucia Berlin

Em Manual para Mulheres de

Limpeza já se reunia o melhor da obra de Lucia Berlin, mas o filho fez uma nova escolha no baú – muito criteriosa, dizem – e em novembro sairá a edição portuguesa (e mundial) de Anoitecer no Paraíso, com uma recolha de duas dezenas de novas histórias passadas entre o Chile e Nova Iorque sobre o tema que a celebrizou: mulheres a olhar para os casamentos, a luta das mães jovens, maridos a abandonar a casa... É a segunda recolha de uma escrita expressiva e original.

OUTRAS NOVIDADES

Várias editoras O último de Modiano e mais boas leituras

Não falta boa ficção estrangeir­a. É o caso de Javier Marías num triplo lançamento: Berta Isla, que retrata a transforma­ção devido ao amor, as crónicas em Juro não Dizer nunca

a Verdade e Vidas Escritas; Se Esta

Rua Falasse permite ler James Baldwin e a questão da injustiça na justiça; Margaret Atwood terá dois romances, Chamavam-lhe Grace e A Odisseia de Penélope; regressa James Salter com Brincadeir­a e

Divertimen­to, relato de uma aldeia francesa; em O Caso Sparsholt, de Alan Hollinghur­st, faz-se o relato de um grupo de amigos em várias gerações; há mais um volume sobre as estações de Karl Ove Knausgard, desta vez é O Verão; o finalista do Man Booker de 2017, Jon McGregor, apresenta-se com Reservatór­io 13; sai o segundo volume da tetralogia de Ali Smith, intitulada Inverno. Não servindo ao paladar de muitos leitores, o último romance do Nobel Patrick Modiano vai finalmente ter a sua edição portuguesa: o muito bom Lembranças Adormecida­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal